notícias & releases

Projeto Inverno 2024

Mais de 2 mil cidadãos foram atendidos durante a ação que percorreu o interior do Estado no último mês

Publicado em 2 de agosto de 2024

No mês de julho, o Projeto Inverno, uma iniciativa do Procon-SP com participação da Secretaria da Justiça e Cidadania e do Ipem-SP, esteve em 16 municípios paulistas para auxiliar o cidadão turista com serviços gratuitos e orientação. Especialistas do órgão de defesa ofereceram atendimento em cidades que são destino de muitos turistas nesta época do ano.

As cidades visitadas pelo Procon-SP foram: Aparecida, Atibaia, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Embu das Artes, Olímpia, Porto Ferreira, São Bento do Sapucaí; além de Amparo, Cunha, Ibitinga, Itu, São Luiz do Paraitinga, São Pedro, São Roque e Socorro, as quais também contaram com a participação do programa Cidadania Itinerante da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Procon-SP

Os especialistas do Procon tiraram dúvidas e receberam reclamações de mais de 2 mil consumidores com problemas nas áreas de telefonia, internet, serviços bancários e financeiros e planos de saúde, dentre outros; também foram distribuídos materiais educativos e recebidas reclamações diretamente nos ônibus do Procon Móvel e vans da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Cidadãos superendividados foram atendidos pelos técnicos do Núcleo de Tratamento ao Superendividamento do órgão que indicaram caminhos para evitar ou sair de situações de insolvência e recuperar a capacidade de consumo.

Também os fornecedores destas cidades receberam orientação dos especialistas das unidades regionais, sempre com o objetivo de levar a melhor informação e preparação para que os estabelecimentos estejam sempre adequados às normas do Código de Defesa do Consumidor.

Cidadania Itinerante

Nos locais que contaram com a van da Secretaria da Justiça e Cidadania, os cidadãos tiveram acesso aos serviços do programa Cidadania Itinerante: 2ª via do CPF e do Título de Eleitor, elaboração de currículo, consultas à Serasa, agendamento para tirar documento de identidade, carteira de trabalho digital, dentre outros.

Ipem-SP

Equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, que estiveram em Aparecida, Atibaia, Embu das Artes, Itu, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, São Pedro e Socorro, deram orientações sobre vigilância de mercado, fiscalização metrológica de instrumentos de medição usados nas relações de consumo – como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, radares e etilômetros (bafômetro) – e sobre a área da qualidade, em produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares e componentes automotivos, assim como produtos têxteis.

Orientações sobre direitos do consumidor turista

A iniciativa contou ainda com a divulgação, feita no início de julho, de uma pesquisa de preços de hospedagem e alimentação em municípios turísticos; o objetivo foi oferecer aos consumidores valores referenciais para uma melhor programação de gastos durante as férias.

Também foi elaborado um material destacando produtos típicos, eventos e atrações turísticas oferecidas durante a temporada por cidades que ficam entre 60 e 250km da capital, com informações sobre o que observar ao comprar produtos típicos das cidades envolvidas, orientações sobre os tipos de turismo (aventura, ecológico, rural, cultural e para o público infantil) e dicas de hospedagem em hotéis, pousadas e aluguel de imóvel.

Para mais informações sobre o Projeto Inverno veja aqui https://www.procon.sp.gov.br/ferias-de-julho/

Assessoria de Imprensa | Procon-SP

Assessoria de Imprensa do Ipem-SP

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e Cidadania