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Procon-SP vai fiscalizar a empresa”Sofá na Caixa”

Reclamações por não entrega disparam em 2025 e empresa deixa de responder consumidores e autoridades; nome pode entrar na lista “Evite estes sites”

Publicado em 17 de julho de 2025

O Procon-SP iniciou um procedimento de fiscalização da Sofá Na Caixa, após constatar um crescimento preocupante de reclamações e a ausência de respostas por parte da empresa tanto aos consumidores quanto à própria Fundação. Apenas entre janeiro e meados de julho deste ano, o órgão recebeu mais de 500 queixas, número que dobrou em relação a todo o ano de 2024. A maioria das reclamações refere-se à não entrega dos produtos adquiridos.

Diante do cenário, o Procon-SP tentou uma reunião virtual com representantes da Sofá Na Caixa, que não compareceram e tampouco justificaram a ausência. Nova tentativa de contato foi feita por meio de correspondência, já que a sede da empresa fica no interior de SP, também ignorada pela empresa – os documentos foram devolvidos pelos Correios com a anotação “destinatário ausente”, nas três tentativas de entrega realizadas.

Agora, especialistas da área de fiscalização do Procon-SP vão analisar os casos individuais reportados e avaliar se também há impacto coletivo aos consumidores, o que pode resultar na aplicação de sanções administrativas, incluindo multa.

Além disso, foi iniciado o procedimento para inserir o nome e o domínio da Sofá Na Caixa na lista “Evite Estes Sites”, disponível no site oficial do Procon-SP. A lista reúne empresas com registros de reclamações não resolvidas, que não foram localizadas ou não responderam às notificações da entidade.

O Procon-SP reforça que a recusa em responder às demandas dos consumidores e às autoridades de defesa do consumidor pode configurar infração ao Código de Defesa do Consumidor. O órgão orienta que os consumidores fiquem atentos antes de realizarem compras online e consultem a lista disponível em www.procon.sp.gov.br.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP