notícias & releases

Procon-SP trata de temas que serão desafiantes para a defesa do consumidor em evento com Procons municipais e de outros Estados

Na semana em que o órgão completou 49 anos, o 36.º Encontro Estadual de Defesa do Consumidor discutiu Inteligência Artificial nas relações de consumo e caminhos para atuar no segmento das Bets, entre outros assuntos estratégicos

Publicado em 10 de maio de 2025

São Paulo, maio de 2025 – A trigésima sexta edição do Encontro Estadual de Defesa do Consumidor – um dos mais importantes do setor, realizada nesta sexta-feira (9), reuniu representantes de Procons municipais e estaduais, e abordou temas que serão desafiantes para o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor ao longo dos próximos anos.

Os assuntos foram escolhidos a partir de uma análise estratégica que considerou o potencial de impacto que cada um terá para os consumidores e quais exigirão maior atenção e preparo dos especialistas em defesa do consumidor.

A vertente da ação pedagógica, inclusive, foi abordada pelo Secretário da Justiça e Cidadania Fábio Prieto de Souza, que falou na abertura do evento, ressaltando as iniciativas do Procon-SP que tem atuado com intensidade na prevenção e orientação, contribuindo para o equilíbrio nas relações de consumo: “Precisa começar a pensar melhor, começar a cobrar melhor, entender melhor o fenômeno, pra saber como a gente cobra a responsabilidade, induz práticas boas, porque o Procon é reconhecido como um indutor importante de boas práticas”, ressaltou Fábio Prieto.

Para o diretor Executivo do Procon-SP Luiz Orsatti Filho, “o evento deste ano foi estratégico quanto a nos prepararmos para o futuro e pelo prestígio que a presença de vários representantes de Procons estaduais trouxe para o debate”, disse. Os Procons estaduais também realizaram uma reunião de trabalho em que discutiram a formação de uma frente nacional de atuação, a partir de entendimentos comuns e mais sincronizados, como forma de melhorar continuamente a qualidade dos serviços oferecidos aos consumidores de todo o país.

Assuntos atuais e estratégicos 

A escolha dos temas para o 36.º Encontro levou em consideração preocupações de todo o setor em função dos impactos sobre a vida dos consumidores, como também sobre formas de atuar e enfrentar estes desafios, inclusive buscando identificar possíveis parceiros que estejam fora da estrutura formal de defesa do consumidor, mas que possam contribuir.

Jogos e Apostas online e a Proteção e Defesa do Consumidor” foi o tema abordado pelo Diretor de Projetos e Pesquisas no Instituto Brasiliense de Direito Ricardo Morishita. Ele compartilhou dados de uma pesquisa do IPESPE sobre os impactos desta atividade na população (ex: quase metade da população já está jogando diariamente).

A Presidente da Comissão de Concorrência do Instituto dos Advogados de São Paulo Juliana Oliveira Domingues palestrou sobre Concorrência e Direito do Consumidor – faces da mesma moeda. A especialista traçou um panorama da concorrência empresarial e de como os seus impactos são diretos nas relações de consumo.

O Procurador do Estado de São Paulo e professor Valter Farid, e a Gerente de Normas e de Relacionamento com o Consumidor e Autorregulação da FEBRABAN, Alessandra Camargos, discutiram o tema Novo Crédito Consignado e Superendividamento. 

Para falar sobre Inovação, Tecnologia e Inteligência Artificial nas Relações de Consumo esteve presente o advogado e professor Renato Ópice Blum, que exemplificou, em tempo real, a dinâmica da Inteligência Artificial e como esta tecnologia já impacta as relações de consumo e como se preparar para usá-la. 

No último painel do dia, Direito do Consumidor Comparado – europeu, norte americano e brasileiro, o advogado Luciano Timm, ressaltou uma característica da estrutura legal do Brasil, que favorece a excessiva judicialização dos problemas relacionados ao consumo.

Estiveram presentes na abertura do 36.º Encontro Estadual de Defesa do Consumidor: o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Marcos da Costa; o Secretário de Estado da Justiça e Cidadania Fábio Prieto de Souza; o Diretor Executivo do Procon-SP Luiz Orsatti Filho; o Deputado Federal Celso Russomano; a Deputada Estadual Carla Morando; a Juíza Claudia Maria Reberte Campaña; o Defensor Público Luiz Fernando Baby Miranda; a Coordenadora do Procon Paulistano Cristiane Pereira e a Presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB SP, Ellen Cristina Gonçalves Pires.

No encerramento, o Secretário Executivo de Estado da Justiça e Cidadania de SP, Raul Christiano, sublinhou a atualidade e a relevância dos temas abordados para a defesa do consumidor, bem como a oportunidade de os Procons, que são vetores de cidadania, atuarem na discussão de questões que impactam efetivamente a vida dos cidadãos-consumidores: “O Procon em São Paulo é sinônimo de defesa do consumidor, e neste evento iniciamos a contagem regressiva para comemorar no ano que vem os seus 50 anos de existência”.

Além de representantes do Procons municipais e estaduais, participaram do evento representantes do legislativo, do executivo e do judiciário; de diversos órgãos do governo do estado e de empresas além de estudantes. O evento contou com tradução simultânea em libras e está disponível, na íntegra, na TV Procon (canal do Procon-SP no Youtube).

Assessoria de Comunicação | Procon-SP

Instagram YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads BlueSky