notícias & releases

Procon-SP recomenda produtoras de shows

Empresas devem dar atenção às normas e procedimentos de proteção à saúde e segurança do consumidor, principalmente diante de efeitos climáticos

Publicado em 22 de novembro de 2023

Em mais uma iniciativa relacionada à preocupação com a realização de shows em São Paulo, a Fundação Procon-SP amplia suas recomendações e fiscalizações relacionadas a este segmento. Desde o final de semana passada, em função das condições meteorológicas terem se agravado pelo intenso calor durante eventos com grande concentração de pessoas na Capital, o órgão está em contato com organizadoras, acompanhando a adoção de medidas preventivas para garantir a integridade e a saúde dos consumidores.

Assim, além da liberação do acesso com suprimento pessoal de água (respeitadas as recomendações de segurança) e a oferta deste item de forma suficiente e sinalizada nos locais e durante os eventos, as empresas estão sendo orientadas a: garantir o direito de acesso com mais cuidado e segurança às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; certificar-se que as estruturas nos locais de evento garantam proteção da saúde e segurança do consumidor, com destaque para local adequado, considerando também as condições climáticas, evitando-se a permanência das pessoas por logos períodos em filas e esperas.

Os procedimentos a serem observados envolvem acesso e fluxos de entrada para evitar o deslocamento de grandes grupos de pessoas ao mesmo tempo, além de os portões serem abertos com mais antecedência, observando-se ainda a necessária comunicação ao público sobre estes procedimentos.

Na recomendação do Procon-SP, enviada nesta quarta-feira (22), consta ainda que os organizadores devem garantir atendimento médico e ambulâncias para situações de emergência; acesso fácil – incluindo a sinalização – a sanitários, que devem ser disponibilizados em quantidade compatível com a quantidade de público presente.

No entorno, também devem ser previstas condições adequadas de acesso e segurança aos veículos de transporte – privado ou coletivo – dos consumidores, em parceria com os órgãos competentes estaduais e municipais; a segurança interna e nos arredores dos locais de evento, antes, durante e depois de acontecerem, deve ser uma preocupação.

Finalmente, o Procon-SP está orientando para que os canais de comunicação com o público sejam aprimorados, visando informar, com o máximo de clareza e com antecedência, sobre todos os procedimentos e recursos disponíveis a cada evento.

As equipes de fiscalização e atendimento do Procon-SP na Capital, no interior e no litoral estão constantemente monitorando as reclamações registradas e as manifestações de consumidores em redes sociais e pela imprensa, de forma a atuar com a maior rapidez em todas as situações em que se identificar infração aos diretos dos consumidores. A plataforma ProconSP Digital pode ser acessada 24 horas por dia no endereço www.procon.sp.gov.br.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP