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Procon-SP recebeu quase 1.700 queixas sobre a Black Friday

Consumidores reclamam principalmente sobre atraso ou não entrega do produto

Publicado em 28 de novembro de 2024

São Paulo, 28 de novembro de 2024 – Desde o dia 30 de outubro, data em que abriu um canal específico para reclamações sobre compras feitas nas promoções de Black Friday, o Procon-SP já registrou 1.672 atendimentos, entre reclamações registradas no site e consultas e orientações feitas pelas redes sociais. Os principais problemas apresentados pelos consumidores até agora são a não entrega ou a demora na entrega dos produtos – com 573 registros.

As empresas mais reclamadas pelos consumidores seguem sendo as dos grupos Dotcom / Sephora e Magazine Luiza / Netshoes / Epoca Cosmeticos / Magalupay / Hub Fintech, com 95 e 61 reclamações respectivamente. Mercado Livre fica na terceira colocação com 55 queixas.

Veja aqui o balanço completo https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/Balanco-Black-Friday-28-11.pdf

Neste mesmo período os fiscais da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor iniciaram o monitoramento de mais de 60 produtos de 10 sites de comércio eletrônico, para identificar eventuais ofertas enganosas para os consumidores paulistas. Além disso equipes estão percorrendo estabelecimentos na Capital, no Interior e no Litoral, para verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

(*) Estes números incluem as reclamações registradas pelos consumidores desde 30 de outubro, no atalho sobre Black Friday disponível no site do Procon-SP; os consumidores podem registrar uma reclamação 24 horas por dia no site ou agendar um horário para um dos postos presenciais na Capital; no interior e no litoral as reclamações presenciais podem ser feitas nos Procons municipais.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP
imprensa@procon.sp.gov.br
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