notícias & releases

Procon-SP recebe Idec para discutir sobre Pix parcelado

Modalidade já é oferecida por instituições financeiras, mas ainda não tem regulamentação; para as entidades de defesa do consumidor é fundamental que os consumidores tenham informações mais claras e objetivas sobre o serviço.

Publicado em 3 de julho de 2025

São Paulo, julho de 2025 – O Procon-SP recebeu na tarde desta quarta-feira (02) o Instituto de Defesa dos Consumidores (Idec) para discutir a nova modalidade de pagamento Pix parcelado. O serviço, que é uma operação de crédito e já está sendo oferecido por alguns bancos, mas ainda demanda maior discussão com o sistema de proteção e informação ao consumidor.

O Idec, representado pela Gerente de Relacionamento e Marketing, Carla Yue; pela pesquisadora, Viviane Fernandes e pelo Advogado Telecom e Direitos Digitais, Lucas Marcon, apresentou um estudo feito com base em reclamações de consumidores apontando questões importantes.

Para as instituições, a nova modalidade só deve ser oferecida junto com as respectivas informações sobre seu funcionamento – qual é serviço oferecido, como funciona, por quem oferecido, o fato de envolver o pagamento de juros, como se dá o pagamento, entre outros pontos. A preocupação é que chegar aos consumidores sem as informações claras, objetivas e transparentes representa um risco de endividamento da população.

O Procon-SP, que já tem em seus canais de atendimento queixas que envolvem a modalidade Pix parcelado, permanece atento às reclamações e acompanhando a discussão para garantir que o novo serviço respeite o direito dos consumidores paulistas.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP