notícias & releases

Procon-SP realizou oficina para idosos no CRI Norte

A atividade abordou diversos aspectos dos direitos e deveres relacionados às questões de consumo que afetam de maneira especial o consumidor idoso

Publicado em 6 de outubro de 2023

O Procon-SP realizou nesta quarta-feira (4/10) uma Oficina para Idosos. O objetivo da atividade é levar mais conhecimento sobre direitos e deveres relacionados às questões de consumo que afetam de maneira especial o consumidor idoso.

A oficina, que foi realizada no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte, contou com um público de 21 pessoas. Os principais tópicos abordados foram: crédito consignado (oferta, problemas, direitos e deveres das partes etc.); associações que prometem revisão do benefício do INSS; bloqueio de telemarketing; direito de arrependimento nas compras pela internet e contratação de serviços gerais, dentre outros.

Sobre a oficina

A atividade é realizada, gratuitamente, tanto na capital quanto no interior, por meio dos Núcleos Regionais de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba, atendendo à solicitação dos interessados como: órgãos públicos, ONGs, associações de caráter filantrópico ou de desenvolvimento social e entidades sem fins lucrativos.

O conteúdo abrange noções sobre o que é a relação de consumo; práticas abusivas como, por exemplo, abordagens agressivas de venda fora do estabelecimento comercial (rua, moradia, internet); garantia e problemas de produtos e serviços; influência da publicidade; cartão de crédito; empréstimo consignado; endividamento; transporte e outros assuntos.

A oficina tem duração de duas horas e são fornecidas publicações relativas ao tema abordado. Mais informações e agendamentos podem ser obtidos pelo e-mail: edu.consumo@procon.sp.gov.br

A Fundação Procon-SP também oferece outras palestras gratuitas, veja aqui mais informações.


Assessoria de Imprensa | Procon-SP

Atenção Consumidor​

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui