notícias & releases
Procon-SP: pesquisa de taxa de juros
Em outubro, empréstimo pessoal tem leve queda
Pesquisa de taxa de juros do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola Paulista de Defesa do Consumidor do Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, constatou que, em outubro, a taxa média do empréstimo pessoal teve queda de 0,02 ponto percentual em relação ao mês anterior. No cheque especial, não houve alteração.
O levantamento, realizado em 2 de outubro, envolve os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
No Empréstimo Pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,19% a.m., redução de 0,02 ponto percentual em relação à taxa média de setembro, representando uma variação negativa de 0,32%. Dois bancos alteraram suas taxas.
O Banco do Brasil reduziu sua taxa de 6,07% para 6,03% a.m., representando uma variação negativa de 0,66% em relação a setembro. O Itaú também reduziu sua taxa de 6,23% para 6,19% a.m., variação negativa de 0,65% em relação ao mês anterior.
No Cheque Especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 12,76% a.m., igual a do mês anterior. Nenhum banco da amostra modificou a taxa dessa modalidade de crédito.
Especialistas do Procon-SP alertam que, apesar do COPOM reduzir novamente a taxa Selic, o mercado financeiro em geral não seguiu a tendência, exceto dois bancos da amostra que reduziram a taxa de empréstimo pessoal. As taxas de juros continuam altas, é imprescindível que o consumidor tenha consciência de quanto um empréstimo pode comprometer seu orçamento.
Veja a pesquisa completa txjuros-outubro2019
Procon-SP
Assessoria de Comunicação