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Procon-SP pede esclarecimentos para empresas de energia e telefonia por causa da interrupção dos serviços

Órgão também quer saber quais os planos das empresas em função da intensidade cada vez maior de eventos climáticos nas áreas e prestação de serviços

Publicado em 7 de novembro de 2023

São Paulo, 07 de novembro de 2023 – O Procon-SP está notificando as empresas distribuidoras de energia elétrica e operadoras de telefonia que atuam em todo o estado, para que expliquem detalhadamente os problemas e as providências que estão sendo tomadas, face à interrupção dos serviços desde a sexta-feira (3), especialmente na Capital e região metropolitana, além da Baixada Santista.

Além de números precisos sobre a quantidade de consumidores atingidos e as providências práticas adotadas e ainda em curso para o restabelecimento dos serviços, da quantidade de equipes atuando nesta emergência, o Procon-SP também já está trabalhando de forma preventiva, visando evitar que novos transtornos semelhantes aconteçam.

Além da falta de energia e dificuldade para ser atendimento pelas empresas, há reclamações sobre falta de sinal de telecomunicações.

Além dos eventos climáticos fazerem parte do risco do negócio, cada vez mais temos visto notícias sobre uma maior intensidade destes episódios, por causa das mudanças climáticas, o que significa impactos também maiores, tanto na distribuição de energia quanto de telecom. Assim, queremos conhecer os planos das empresas concessionárias de serviços para atuar nestas situações, lembrando que logo estaremos no período de verão, quando há aumento no volume de chuvas”, explica Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

Esta iniciativa atende orientação do governador Tarcísio de Freitas, que tem monitorado a situação de dificuldade dos consumidores paulistas, além dos outros serviços como escolas, hospitais, Bom Prato e Poupatempo.

Os contatos com as empresas de energia já começaram nesta segunda-feira. Enquanto isso, o Procon-SP continua recebendo e encaminhando as reclamações para providências junto às empresas.

Os consumidores atingidos pela interrupção no fornecimento de energia elétrica ou de telefonia devem entrar em contato com as empresas, guardando os protocolos de atendimento. Pelo CDC, têm direito a descontos proporcionais ao tempo em que ficaram sem o serviço e podem pedir ressarcimento por danos causados em função da falha.

Não sendo atendidos, podem registrar uma reclamação no site www.procon.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa | Procon-SP