notícias & releases

Procon-SP pede esclarecimentos à Colgate após Anvisa suspender venda de um produto da marca

Objetivo é saber quais providências estão sendo tomadas para orientar o varejo e os consumidores em todo o estado

Publicado em 27 de março de 2025

São Paulo, 27 de março de 2025 – O Procon-SP notificou a Colgate nesta quinta-feira (27), para esclarecer quanto às providências que a empresa está adotando em função da suspensão, pela Anvisa, da comercialização de um dos produtos da marca – o creme dental “Colgate Clean Mint”.

Segundo as informações até agora divulgadas, a causa da suspensão seriam relatos de efeitos adversos feitos por consumidores, após o uso do produto – mais de uma dezena deles.

Em função disso e considerando ser um produto de higiene pessoal, ou seja, com potencial de causar danos à saúde, o Procon-SP quer que a Colgate esclareça, dentre outros pontos:

Como o consumidor pode identificar os produtos interditados, quais os lotes envolvidos e quais as orientações prévias para os consumidores que tenham sido impactados ou que possuam produtos dos lotes interditados sobre como devem proceder, além de outras providências relevantes em função da determinação da Anvisa.

A Colgate deverá enviar as informações em 24 horas, inclusive com imagens e até uma unidade (vazia) das embalagens do produto “Colgate Clean Mint” para análise dos especialistas, já que também aspectos quanto à formulação e sua respectiva divulgação e publicidade deverão ser avaliados.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP

imprensa@procon.sp.gov.br

Atenção: Este e-mail é exclusivo para o atendimento à imprensa. As reclamações devem ser registradas na área de cadastro específica, para que possam ser analisadas pelos especialistas e encaminhadas às empresas.

Instagram | YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads | BlueSky