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Procon-SP participa de debate sobre relações de consumo na Anatel

Em evento promovido pelo órgão regulador, diretor de Atendimento sustentou a importância de as teles ampliarem o acesso e o atendimento dos consumidores

Publicado em 4 de agosto de 2023

O diretor de Atendimento do Procon-SP, Rodrigo Tritapepe, participou nesta quinta-feira (3/8) do evento “As Relações de Consumo e o Papel da Anatel” promovido pela agência reguladora do setor de telecomunicações no Brasil. O representante do órgão de defesa paulista iniciou sua fala explicando a estrutura e a atuação da Fundação Procon-SP, abordando as especificidades e responsabilidades do trabalho da Diretoria de Atendimento e Orientação em mediar os conflitos e buscar soluções para as demandas apresentadas pelo consumidor.

Rodrigo destacou que, apesar de haver muitas reclamações contra as empresas de telefonia, o índice de resposta é bastante alto, o que denota atenção das empresas para com a atuação do Procon-SP. E citou a concessão, pela primeira vez, do Selo Eficiência como um exemplo dessa preocupação – a operadora TIM foi a primeira empresa a receber a certificação, instituída no ano passado pela Portaria Normativa nº 55/2022, para incentivar a resolução das reclamações registradas na plataforma do órgão de defesa do consumidor paulista. Saiba mais sobre o Selo Eficiência aqui https://www.procon.sp.gov.br/procon-sp-entrega-selo-eficiencia-para-incentivar-resolucao-de-conflitos/

De acordo com os dados apresentados pelo representante do Procon-SP os três principais problemas que trazem o consumidor ao órgão de defesa referem-se à cobrança (quase 60%); questões relativas a contratos e a ofertas (em torno de 21%), além de atendimento pelos SAC (11%).

É fundamental que as empresas estejam atentas aos questionamentos feitos pelos consumidores, promovam um melhor acesso para que eles apresentem as suas queixas e se esforcem continuamente no sentido de entender os problemas apresentados. ”, afirmou Tritapepe.

Até julho deste ano, o setor de telecomunicações foi responsável por mais de 31 mil reclamações no Procon-SP, o que representa aproximadamente 10% do total registrado por consumidores no Procon-SP.

A exposição do diretor de Atendimento da Fundação aconteceu no bloco “Ouvindo as Entidades de Defesa do Consumidor”, que também contou com a fala do presidente da Associação dos Procons Paulistas, André Batelochi.

O evento, que teve como objetivo difundir a atuação da Anatel e estreitar as relações com as entidades que atuam na defesa do consumidor, contou com a participação de coordenadores, gerentes e superintendentes da agência nos seguintes painéis: Apresentação da Anatel e suas atribuições; Atuação Regulatória da Anatel; Aprimorando o Atendimento das Prestadoras; Qualidade dos serviços e regras de interrupção; Cobertura e ampliação do Acesso. Também estiveram presentes representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Civil e OAB-SP.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP