notícias & releases

Procon-SP orienta sobre o Protocolo Não se Cale durante o show de Mariah Carey, nesta sexta-feira, no Allianz Park

Fiscalizações devem começar no próximo mês de outubro e estabelecimentos precisam se adequar à legislação

Publicado em 20 de setembro de 2024

São Paulo, 20 de setembro de 2024 – Equipes da Fundação Procon-SP estarão nesta sexta-feira (20) no Allianz Park, zona Oeste da Capital, acompanhando o show da cantora Mariah Carey. Além do cumprimento de normas do Código de Defesa do Consumidor (informações de preços, prazo de validade etc), das Leis Antifumo e Antiálcool, também será observado o cumprimento do Protocolo Não se Cale, de prevenção à violência contra a mulher.

Esta ação será semelhante à realizada há alguns dias na Neo Química Arena, durante a primeira partida de futebol americano realizada no Brasil e visa orientar toda a cadeia de fornecedores envolvida na realização de eventos.

O Protocolo Não se Cale Leis nº 17.621 e 17.635) foi instituído pelo Governo de São Paulo como uma ferramenta estratégica de enfrentamento da violência contra a mulher em ambientes como bares, restaurantes, casas de espetáculo, por exemplo.

Interior e litoral

Ao longo de todo o primeiro semestre deste ano o Procon-SP vem realizando ações regulares de orientação sobre o Protocolo, tanto na Capital quanto no Interior e no Litoral. O objetivo tem sido conscientizar os fornecedores para a necessidade de adoção das medidas previstas nas leis, antes do início da fiscalização.

Durante as visitas os fiscais têm observado se os estabelecimentos já aplicaram a comunicação visual estabelecida pelo Não se Cale, tanto nos salões quanto (e principalmente) nos banheiros femininos, além de conferir se os empregados do estabelecimento já realizaram o curso, oferecido gratuitamente pela Secretaria de Políticas para a Mulher.

Até o momento, o Procon-SP está apenas orientando os estabelecimentos e prestando todas as informações necessárias para a sua adequação; a partir de meados de outubro, quando termina o prazo estabelecido por Decreto, os locais que não estiverem adequados serão fiscalizados e podem ser autuados e multados.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP