notícias & releases

Procon-SP notifica Unimed e Qualicorp

Operadora e administradora de planos de saúde deverão explicar sobre envio de boletos aos seus beneficiários com reajuste anual de 80%

Publicado em 29 de abril de 2022

O Procon-SP notificou a Qualicorp Administradora de Benefícios e a Central Nacional Unimed – Cooperativa Unimed para que as empresas expliquem sobre a aplicação de reajuste anual do plano de saúde de seus beneficiários; consumidores têm registrado reclamação questionando o recebimento de boleto com reajuste de 80%. O órgão de defesa vê com preocupação os valores cobrados pela contraprestação de serviços médico-hospitalares, que muitas vezes impedem a manutenção dos contratos firmados ou impossibilitam a contratação dos serviços oferecidos no mercado.

O Procon-SP quer que as empresas apresentem planilha demonstrativa relativa aos reajustes de 80%, com identificação das carteiras impactadas e número de vidas afetadas; a Qualicorp deverá indicar quais outras operadoras além da Central Nacional Unimed aplicarão o reajuste questionado.

As empresas deverão informar quais são os itens que compõe o valor do boleto cobrado do consumidor de plano de saúde, discriminando item a item e apontando os que são destinados ao custeio administrativo, os que são destinados ao custeio da rede médico-hospitalar e o percentual de cada item em relação ao montante final. Deverão também esclarecer a relação de custo administrativo em comparação ao custo médico-hospitalar de todos os planos comercializados.

Foi solicitado ainda que ambas informem se ofereceram medidas conciliatórias aos consumidores que não tem condições de arcar com o reajuste aplicado.

Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 2 de maio.

Procon-SP

Assessoria de comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui