notícias & releases
Procon-SP notifica FIFA
Órgão de defesa pede informações sobre venda de ingressos e redução de público no evento “Mundial de Clubes”
A FIFA – Fédération Internationale de Football Association – foi notificada pelo Procon-SP para informar sobre os procedimentos de venda dos ingressos para o “Mundial de Clubes 2022”, que acontecerá a partir de 3 de fevereiro nos Emirados Árabes. A Federação também foi questionada sobre redução de público do evento.
A FIFA deverá informar como se dá a oferta e comercialização dos ingressos para o evento; se os consumidores são informados de forma clara e adequada sobre os procedimentos para aquisição dos ingressos; quantos ingressos foram disponibilizados e quantos já foram comercializados.
Sobre a redução de público, de acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, o órgão pede que a FIFA confirme se a informação procede. Em caso positivo, quando a decisão foi tomada e quais os critérios utilizados para realizar a redução. “O Procon-SP quer saber quantos consumidores de São Paulo que adquiriram ingresso para o jogo poderão ser prejudicados pela redução e o que a FIFA pretende fazer para indenizá-los” afirma Capez.
Ainda sobre a redução, na notificação é solicitado que a Federação esclareça quais jogos serão atingidos; quantos consumidores serão afetados; quais critérios serão utilizados para escolha dos consumidores que poderão comparecer ao evento; se os parceiros comerciais que efetuam a venda de ingresso já foram informados quanto à redução e quantos ingressos ainda estão disponíveis.
Nos casos em que os consumidores forem afetados pela redução e não puderem comparecer ao evento, o Procon-SP pergunta se haverá devolução de valores ou apresentação de outras medidas conciliatórias.
Além disso, a FIFA deverá informar sobre os canais de atendimento disponibilizados aos consumidores que tiverem dúvidas sobre a situação.
O Procon-SP pede que os esclarecimentos sejam prestados até o dia 3 de fevereiro.
Procon-SP
Assessoria de comunicação