notícias & releases

Procon-SP notifica Facebook para reunião

Instituição de defesa do consumidor quer discutir sobre atualização da política de privacidade do Whatsapp

Publicado em 9 de abril de 2021

Nesta quinta-feira (8/4), o Procon-SP notificou o Facebook – que detém a rede social Whatsapp – convocando a empresa para discutir sobre a atualização da política de privacidade do Whatsapp que prevê o compartilhamento de dados do usuário com as empresas parceiras.  A reunião acontecerá no próximo dia 22.

 

As mudanças, antes previstas para serem implementadas em fevereiro, acontecerão a partir de 15 de maio e os consumidores que não concordarem com os termos de uso poderão ter o aplicativo limitado a envio e leitura de mensagens.

 

Em janeiro, o Procon-SP já havia notificado a empresa pedindo informações sobre o enquadramento da política de privacidade à Lei Geral de Proteção de Dados, que disciplina as regras sobre o tratamento e armazenamento de dados pessoais; e ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), que expressa como direito básico a proteção contra métodos comerciais coercitivos ou desleais e contra práticas e cláusulas abusivas.

 

Em resposta, o Facebook informou que a alteração estava temporariamente suspensa, sem dar resposta detalhada aos questionamentos feitos pela instituição.

 

“As plataformas de redes sociais não podem tratar os dados dos consumidores desrespeitando a lei, como também não podem impedir o consumidor de continuar usando o serviço caso este não aceite um termo abusivo. Por essa razão, precisamos de explicações mais claras para entender os novos termos de uso”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

 

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui