notícias & releases

Procon-SP notifica empresas aéreas e de turismo

Aéreas Azul, Gol, Latam e empresas Booking, Costa Cruzeiros, Decolar, Expedia, Grupo CVC, HURB, MSC Cruzeiros e 123 Milhas deverão explicar sobre problemas nos SACs

Publicado em 24 de janeiro de 2022

O Procon-SP notificou companhias aéreas e fornecedores que operam na área de turismo para que expliquem sobre os problemas nos canais de atendimentos que disponibilizam aos consumidores. Muitas pessoas, ao registrarem queixa no Procon-SP, relataram terem enfrentado dificuldades ao procurarem os SACs dessas empresas.

As empresas deverão explicar o funcionamento de seus SACs: quais são; quantos atendimentos foram realizados nos últimos três meses; quais os principais problemas; qual o índice de solução e de resolutividade; se há protocolos enviados ao consumidor; e por qual setor se dá a tratativa das demandas. Os fornecedores deverão detalhar cada informação por canal de atendimento.

O órgão de defesa também pede esclarecimentos sobre a autonomia do SAC; como é feito o redirecionamento para a ouvidoria quando há insatisfação nesse atendimento; se o nível de competência de ambas é o mesmo; qual o índice de consumidores que recorrem a mais de um canal por falta de solução do primeiro contato; se existe política de bonificação a funcionários/setores relacionada ao índice de resolutividade das demandas; e qual o índice de transbordo de reclamações registradas nos canais de atendimento para os órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Atendimento remoto

No que diz respeito ao atendimento telefônico, o Procon-SP quer saber, qual o percentual de demandas recebidas; qual o tempo médio de atendimento; se há redirecionamento para outro tipo de canal, como, por exemplo, site e se no menu principal do SAC existe a opção direta de falar com os atendentes (qual o percentual de consumidores que utiliza diretamente essa opção; se foi desativada durante a pandemia e por qual razão)

Nos atendimentos remotos em geral, as empresas deverão informar quantas e quais opções são disponibilizadas até que seja possível a opção de atendimento humano.

Problemas relacionados à Covid e Influenza

O Procon-SP pede informações sobre quantos atendimentos relacionados à Covid foram efetuados em cada canal disponibilizado ao consumidor e sobre como a equipe de profissionais foi afetada pela Covid e pela Influenza – como ficou o serviço de atendimento; quantas posições foram prejudicadas; se houve substituição desses funcionários.

Azul, Gol, Latam, Booking, Costa Cruzeiros, Decolar, Expedia, Grupo CVC, HURB, MSC Cruzeiros e 123 Milhas têm até o dia 1º de fevereiro para apresentar os esclarecimentos.

Procon-SP
Assessoria de comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui