notícias & releases

Procon-SP notifica Assaí após denúncia de racismo

Consumidor relata ter sido constrangido por seguranças no estacionamento do supermercado

Publicado em 13 de julho de 2020

O Procon-SP notificou nesta sexta-feira (10/7) o supermercado Assaí de Mauá pedindo esclarecimentos sobre uma denúncia de racismo. Um consumidor relata que, na última segunda-feira (6/7), foi vítima de racismo ao ser abordado por seguranças no estacionamento da loja sob a suspeita de que ele estaria portando uma arma.

A notificação, feita pela equipe do Núcleo Regional de Santos do @proconsp, pede que a empresa explique quais procedimentos foram adotados; e informe quais os critérios de contratação dos serviços de segurança e qual a política interna de treinamento dos funcionários e prestadores de serviços quanto aos direitos e garantias dos consumidores.

A empresa deverá prestar as informações em 72 horas.

Como denunciar, reclamar e obter orientações

O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

Dados sobre a discriminação nas relações de consumo

Levantamento feito pelo Procon-SP entre junho e julho do ano passado revelou que a maioria dos entrevistados (55,15%) já sofreu discriminação ao estabelecer ou pretender estabelecer uma relação de consumo, sendo a condição financeira o principal motivo da discriminação na percepção deles, seguidos pela cor e por ser mulher. Veja mais sobre a pesquisa aqui.

Procon-SP
Assessoria de comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui