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Procon-SP na Black Friday

Procon-SP convoca Magazine Luiza para reunião preventiva; outros grandes fornecedores já estiveram na instituição

Publicado em 23 de novembro de 2020

O Procon-SP realizou hoje (23/11) com o Magazine Luiza mais uma reunião preventiva para a Black Friday, evento que acontece na próxima sexta-feira em que lojas promovem descontos e promoções. Grandes fornecedores estão sendo convocados para garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados.

“Durante a reunião de hoje discutimos e estabelecemos parâmetros que devem ser cumpridos. É importante todas as empresas estarem preparadas para a data, darem informações completas ao consumidor e solucionarem dúvidas e problemas”, afirma Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP.

Na Black Friday de 2019, durante a semana do evento, a Magalu teve 115 reclamações registradas. Para esta edição, a empresa comprometeu-se a seguir as recomendações do Procon-SP, com atenção especial ao prazo de entrega.

B2W, Carrefour, Grupo Via Varejo e Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que representa empresas varejistas de diferentes setores e atua em território nacional, também se reuniram com o Procon-SP e apresentaram os seus planejamentos.

O Procon-SP irá monitorar o evento e casos de desrespeito à legislação serão multados.

Reclamações Black Friday 2019

No geral, no ano passado, o principal problema relatado pelos consumidores com relação à data foi a não entrega ou demora na entrega, com 988 queixas. Outros problemas reclamados foram: produto ou serviço indisponível, com 343 casos; pedido cancelado após finalização da compra, com 302; maquiagem de desconto, com 220; mudança de preço ao finalizar a compra, com 216; produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado, com 190; site intermitente, congestionado ou página bloqueada, com 61; pagamento com boleto bancário ou débito em conta indisponível, com 34.

Dicas para comprar na Black Friday

Verificar qual preço está sendo praticado no mercado nos próximos dias, pesquisar em mais de um estabelecimento, fazer prints das telas com os preços oferecidos pelas lojas, usar aplicativos e sites de comparação de preços ajudam a avaliar se o valor é de fato promocional.

Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que deseja e estipular um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento. Além disso, é interessante pesquisar previamente sobre o que pretende comprar, como suas características, funções, locais em que está à venda, entre outros.

Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

Veja mais dicas aqui https://www.procon.sp.gov.br/black-friday-procon-sp-orienta/

Procon-SP

Assessoria de Comunicação