notícias & releases

Procon-SP multa Enel

Problemas com cobrança e leitura do consumo mensal motivaram a sanção

Publicado em 11 de junho de 2019
A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, multou a empresa de energia Enel Distribuição São Paulo por condutas que estão em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor.
 
A empresa efetuou cobrança pela média de consumo mensal nas seguintes situações: em casos não comprovados de impedimento à leitura, em casos em que o medidor estava aferido e em bom estado de funcionamento e sem apresentar cálculos que comprovassem os valores. Nota-se que em todas essas situações, o valor das contas foi faturado acima da média do consumo mensal.
 
A empresa também negou segunda via de conta solicitada pelo consumidor, negando acesso a informações existentes em cadastro em seu nome. E ainda, realizou leitura de consumo em medidor com erro.
 
Tais condutas demonstram-se abusivas, colocam os consumidores em desvantagem, violam o seu direito de acesso ao banco de dados e caracterizam falha na prestação dos serviços.
 
A autuação baseia-se em reclamações de consumidores que procuraram o atendimento da Fundação.
 
A multa de R$ 5.019.653,33 será aplicada mediante procedimento administrativo.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui