notícias & releases

Procon-SP instaura procedimento para averiguar falhas da Enel no fornecimento de energia para municípios da região metropolitana

Monitoramento do órgão estadual de defesa do consumidor constatou que há ainda muitos consumidores sem eletricidade, prazo muito acima do exigido pela legislação

Publicado em 26 de setembro de 2025

A Fundação Procon-SP (estadual) abriu um procedimento de averiguação sobre falha no fornecimento de energia elétrica, por parte da Enel, em pelo menos cinco municípios da região metropolitana de São Paulo: Cajamar, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires, Rio Grande Da Serra e Santana de Parnaíba.

Com isso, a concessionária de energia terá de explicar, em detalhes, as providências que tomou e vem tomando para informar os consumidores, atender situações críticas como o fornecimento de geradores para hospitais e outros estabelecimentos prioritários, bem como quais seus planos de resposta a eventos climáticos severos, dentre outras informações.

O órgão estadual de defesa do consumidor vem monitorando a situação dos consumidores da concessionária desde segunda-feira (22) e constatou que há ainda um percentual considerável de endereços sem eletricidade.

Mais uma vez, a Enel não consegue cumprir os prazos estabelecidos tanto pelo Código de Defesa do Consumidor quanto da própria Portaria da Aneel, deixando consumidores sem um serviço essencial.

“Desde 2023 a Capital e a Região Metropolitana de São Paulo sofrem com eventos climáticos severos, portanto, não cabe mais a alegação de serem acontecimentos imprevistos. Para o Procon-SP, dois anos é tempo suficiente para uma concessionária de serviço essencial tomar medidas de prevenção e de resiliência, pois as mudanças climáticas não podem mais ser usadas como fator surpresa e, portanto, como justificativa para a excessiva demora na retomada do fornecimento de energia”, explica Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

O procedimento de averiguação aberto pela Fundação Procon-SP é o primeiro passo para que a empresa seja obrigada a se manifestar e que pode resultar em sanções como multa, por exemplo.

A Enel, que já foi multada 3 vezes desde 2023 pelo mesmo motivo – falhas na prestação de serviço.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP