notícias & releases

Procon-SP fiscaliza o corte de fios clandestinos

Operação conjunta com a Polícia Civil visa regularizar a fiação nos postes

Publicado em 29 de outubro de 2020

Nesta quinta-feira (29/10) Fundação Procon-SP e Polícia Civil acompanharam ação da Enel para corte de fiação irregular nos postes da região dos Jardins. Enquanto os técnicos da concessionária identificam e cortam os fios que estão irregulares, Polícia e Procon-SP trabalham para identificar as empresas proprietárias dessas ligações que serão autuadas pelo Procon-SP e os responsáveis responderão à inquérito policial.

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, que acompanhou a operação, o objetivo é identificar os responsáveis pelas empresas que instalam esses fios e obrigá-los a retirar. “Vamos fazer um trabalho de inteligência, não dá pra retirar os fios de toda a cidade, mas identificando esses que emporcalham a cidade, vamos processá-los e obrigá-los a retirar esses fios” afirmou Capez.

Operação Gambiarra

Desde o ano passado, o Procon-SP vem promovendo ações para combater a fiação irregular – reuniões frequentes com a Enel e empresas de telecomunicações para discutir soluções para o problema, acompanhamento do trabalho de regularização promovido pelas empresas e análise de laudos periciais apresentados pela Enel.

O corte dos cabos clandestinos de telecomunicações ocorrido hoje faz parte da terceira fase da operação e terá sequência na Praça do Toco na Vila Matilde na próxima semana. Após a retirada do cabeamento clandestino, as empresas de telecomunicações se comprometeram a entregar esse trecho regularizado até 15 de dezembro. Até o momento já foram regularizados cerca de 2.000 postes nas regiões da av. 23 de Maio, Rebouças e Brasil.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui