notícias & releases

<?php the_title( '

', '

' ); ?>

Fundação autuou 38 estabelecimentos

Publicado em

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, realizou, nos dias 16 e 17, fiscalização no Mercado Municipal da Cantareira ou ‘Mercadão’, como é conhecido entre os paulistanos. Nos dois dias de operação foram visitados 144 estabelecimentos e autuados 38 (veja aqui a lista de empresas autuadas). A ação integra a Operação de Natal, que será realizada durante todo o mês de dezembro e está fiscalizando supermercados, shopping-centers e lojas de rua.

Após o início da fiscalização, rapidamente os comerciantes do mercado passaram a atender as exigências do Código de Defesa do Consumidor (CDC): colocando preços nos produtos, retirando mercadorias vencidas, repondo rótulos e colando etiquetas com as informações em Português.

Após a ação de fiscalização, a diretora executiva do Procon-SP, Ivete Maria Ribeiro, convidou os comerciantes do mercado, através do presidente da Associação da Renovação do Mercado Central Paulistano (Renome) a se reunirem com os especialistas do Procon-SP em janeiro para que recebam orientações gerais sobre o CDC.

Irregularidades que geraram autuações

– Falta de preço nas mercadorias
– Produtos vencidos
– Produtos sem origem e validade
– Peixes sem refrigeração
– Produtos importados sem informação em português
– Etiquetas e rótulos apagados, sem informação do produto (composição, peso, origem, validade, etc)

Confira as fotos em nosso Flickr https://goo.gl/1xQ7k8 e um vídeo da operação aqui https://goo.gl/4yy8k8.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação