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Procon-SP estuda suspensão da plataforma Facily

Aplicativo de compras coletivas teve um crescimento de 283.000% nas reclamações registradas no Procon-SP

Publicado em 8 de novembro de 2021

O Procon-SP observou um aumento preocupante nas queixas registradas contra a plataforma de compras coletivas Facily Soluções e Tecnologia. Em janeiro deste ano, a empresa tinha 21 reclamações de consumidores que tiveram problemas, em outubro, o número de casos subiu para 59.539, um crescimento de mais de 283.000%.

A Facily é recordista absoluta no Procon-SP, nunca um fornecedor no período de seis meses teve esse aumento tão expressivo nas reclamações. Em função desse número alarmante, além da multa, estamos estudando aplicar uma medida mais extrema prevista pelo Código de Defesa do Consumidor, que é a suspensão da plataforma”, avisa Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Os consumidores têm reclamado que o aplicativo – que promete bons descontos nas compras de itens de alimentação, higiene, limpeza etc. – atrasa ou não entrega os produtos, não reembolsa os valores após as reclamações e até mesmo entrega itens estragados ou já vencidos.

O volume das demandas contra a empresa também cresceu do ano passado para esse: foram 14 queixas de janeiro a outubro de 2020 contra mais de 151 mil no mesmo período de 2021.

O Procon-SP recomenda que os consumidores fiquem atentos às ofertas que parecem muito vantajosas, preços absurdos, espetaculares. Valores muito abaixo do mercado podem ser indícios de problemas”, explica o diretor do Procon-SP.

O consumidor que passou por esse problema pode procurar o Procon-SP pelo site www.procon.sp.gov.br ou nos postos de atendimento pessoal – Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera e posto avançado dentro do 8º Distrito Policial do DECAP (R. Sapucaia, 206, Brás).

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

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