Procon-SP entrega veículos e tablets para 170 Procons Municipais em ato no Palácio dos Bandeirantes
Solenidade contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto
São Paulo, 23 de maio de 2025 – A Fundação Procon-SP – órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) – realizou a entrega de veículos e tablets para 170 Procons Municipais nesta sexta-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes. O ato contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, o titular da SJC, Fábio Prieto, e o diretor Executivo da fundação, Luiz Orsatti Filho.
Também estiveram presentes: o autor da emenda parlamentar que adquiriu os equipamentos, o deputado federal Celso Russomano, além da deputada federal Ely Santos, os deputados estaduais Ana Carolina Serra, Fábio Faria de Sá, Jorge Wilson e Tomé Abduch, prefeitos e demais autoridades públicas.
Ao todo, são 58 veículos destinados a 52 prefeituras e 479 tablets para demais 156 cidades – 37 receberão ambos os equipamentos -, além do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. A finalidade é fortalecer as atividades das unidades municipais de proteção e defesa do consumidor, seja para ações de atendimento, orientação e fiscalização dos fornecedores locais.
Os equipamentos foram adquiridos por meio do Convênio nº 941513/2023 do órgão estadual com o Ministério da Justiça e Segurança Pública através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em razão da emenda parlamentar do deputado federal Celso Russomano. A emenda também contemplou 10 veículos para uso das atividades do Procon-SP.
Na cerimônia, enquanto ato simbólico, o governador entregou as chaves dos automóveis para os prefeitos de Vera Cruz e Iepê, respectivamente Rodolfo Silva Davoli e Marta Patrícia Stonis da Costa, representando todos os chefes do Executivo presentes no evento.
Harmonia entre empreendedores e consumidores
Na solenidade, Tarcísio de Freitas abordou sobre a importância dada pelo Governo para a harmonização nas relações entre empreendedores e consumidores: ao orientar o primeiro para realizar um bom serviço também garante que o seu público seja beneficiado.
Nesse sentido, também argumentou sobre a visão do Governo de propiciar de forma técnica e qualificada um bom ambiente de negócios. “Passamos de 300 para mais de 4 mil serviços oferecidos de forma digital”, o que gera economia de recursos e remove barreiras – São Paulo tem indicadores como o Estado com menor burocracia no ranking nacional.
Treinamento de agentes municipais de fiscalização
Já o parlamentar Russomano ressaltou as operações em conjunto realizadas pelo Governo de São Paulo através da Secretaria de Justiça e Cidadania, do Procon-SP e de demais órgãos, em prol da população. Também destacou que “quando foram estabelecidos os regramentos dos Procons Municipais a receberem os carros, estes enviaram participantes para os cursos de fiscalização do Procon-SP para saberem como atuar pela defesa dos cidadãos”.
Como representante da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o parlamentar Jorge Wilson destacou o olhar descentralizado do Governo de São Paulo junto aos municípios paulistas, “realizando assim uma administração mais presente na vida dos cidadãos”, argumentando também sobre as orientações preventivas realizadas pela Fundação junto aos fornecedores.
Investimento em orientação a fornecedores
Por sua vez, o secretário Prieto destacou que o “Procon-SP funciona hoje numa nova dinâmica, que é a dinâmica da lei”, refletindo sobre as mudanças na atual gestão do órgão, como a sua estrutura administrativa, a transferência da sede para a região Central na Liberdade e também a sua atuação, “à medida que enfatizamos as ações de orientação aos empresários, sobre a importância do Código de Defesa do Consumidor, já realizamos milhares de ações de orientação ao setor”.
Já o diretor executivo do Procon-SP, Orsatti, destacou que “a entrega dos equipamentos fortalece o sistema de proteção e defesa do consumidor, pois fortalece as equipes técnicas das prefeituras, com mais condições de infraestrutura para beneficiar os seus trabalhos em prol do melhor atendimento aos consumidores”. Em sua fala, o dirigente também enfatizou a ampla rede de atuação do Procon-SP em parceria com 378 Procons Municipais conveniados.
Demais entregas
Esta é a segunda entrega de veículos desde 2023 (87 unidades naquele ano), além de outros materiais, também em função de emendas parlamentares. Atualmente, encontra-se em tramitação a aquisição de outros 65 veículos mais equipamentos de informática, computadores, tablets e impressoras, que serão igualmente destinados a municípios paulistas.
Distribuição de veículos e tablets
Os equipamentos previstos neste convênio são destinados conforme lista a seguir:
- Região Administrativa de Araçatuba: 12 tablets distribuídos entre 5 municípios;
- Região Administrativa de Barretos: 1 veículos e 16 tablets distribuídos entre 5 municípios;
- Região Administrativa de Bauru: 2 veículos e 24 tablets distribuídos entre 11 municípios;
- Região Administrativa de Campinas: 7 veículos e 112 tablets distribuídos entre 35 municípios;
- Região Administrativa de Franca: 2 veículos e 4 tablets distribuídos entre 4 municípios;
- Região Administrativa de Itapeva: 1 veículos e 6 tablets distribuídos entre 4 municípios;
- Região Administrativa de Marília: 2 veículos e 28 tablets distribuídos entre 10 municípios;
- Região Administrativa de Presidente Prudente: 2 veículos e 14 tablets distribuídos entre 8 municípios;
- Região Administrativa de Região Adm. Central: 3 veículos e 16 tablets distribuídos entre 8 municípios;
- Região Administrativa de Registro: 4 tablets distribuídos entre 2 municípios;
- Região Administrativa de Ribeirão Preto: 20 tablets distribuídos entre 6 municípios;
- Região Administrativa de Santos: 4 veículos e 32 tablets distribuídos entre 6 municípios;
- Região Administrativa de São José do Rio Preto: 3 veículos e 20 tablets distribuídos entre 7 municípios;
- Região Administrativa de São José dos Campos: 4 veículos e 38 tablets distribuídos entre 13 municípios;
- Região Administrativa de Metropolitana de São Paulo: 21 veículos e 91 tablets distribuídos entre 26 municípios;
- Região Administrativa de Sorocaba: 6 veículos e 40 tablets distribuídos entre 20 municípios;
- Além de 2 tablets entregues ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC e 10 veículos à Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação | Procon-SP
Instagram | YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads | BlueSky