notícias & releases

Procon-SP e Polícia Civil continuam no litoral norte fiscalizando eventuais abusos de preços

Publicado em 24 de fevereiro de 2023

Agentes do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, em parceria com a Polícia Civil de São Paulo, continuam realizando ações de fiscalização, para identificar eventuais cobranças abusivas nos preços de alimentos, bebidas, remédios, combustíveis e outros produtos.

As interdições provocadas pelas fortes chuvas durante o último final de semana e liberadas nesta sexta-feira, estavam dificultando a circulação de pessoas e a chegada de mercadorias, com denúncias de abuso que motivaram o envio das equipes de fiscais.

Hoje, sexta-feira (24), foram fiscalizados 14 estabelecimentos, entre os que haviam sido apontados em denúncias e outros visitados aleatoriamente pelas equipes, sem que fossem encontradas irregularidades no momento das diligências. Mas, os fornecedores foram notificados a apresentar documentos, que serão analisados pelas equipes técnicas do Procon-SP.

Ao todo, já foram fiscalizados 22 estabelecimentos em diversos bairros de São Sebastião, considerando as 8 diligências realizadas na quinta-feira (23) – uma delas por equipe do Procon Municipal.

As equipes de fiscalização são formadas por fiscais do Procon-SP e por policiais civis, da Capital e de São José dos Campos, além de uma do Procon Municipal de São Sebastião. Elas continuarão na região por tempo ainda indeterminado.

Nos casos em que as pessoas identifiquem situações que possam ser enquadradas como abuso na relação de consumo, a orientação é solicitar a nota fiscal ou tentar registrar tal prática de alguma forma que permita a correta análise e investigação pelos órgãos competentes. As reclamações devem ser registradas no site www.procon.sp.gov.br, na página Espaço Consumidor.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP