Procon-SP convoca Facily para reunião

Depois de mais de 11 mil reclamações em apenas dois meses, Procon-SP convoca Facily para prestar esclarecimentos presencialmente

Publicado em 7 de julho de 2021

O Procon-SP convocou a empresa responsável pelo aplicativo de compras Facily para uma reunião presencial no próximo dia 8. A empresa deverá explicar sobre os problemas causados aos consumidores, como a não entrega de produtos, a falha nos canais de atendimento pós-venda, entre outras práticas que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor.

Desde o início deste ano, as reclamações contra a empresa aumentaram de forma expressiva: enquanto no mês de janeiro foram observados 21 casos, em maio e junho foram, respectivamente, dois mil e nove mil. No primeiro semestre de 2020 foram apenas cinco reclamações contra 11.563 no primeiro semestre deste ano. Veja os dados aqui.

A empresa foi notificada em maio, mas as explicações não foram suficientes e os questionamentos dos consumidores continuaram a chegar ao Procon-SP; só no dia 5 de julho foram registrados 500 casos.

Além dos problemas com a entrega dos itens, a divulgação publicitária feita pela empresa desrespeita as regras de informação de preços. Apenas o valor dos itens vendidos em grupo – e com desconto – é destacado, já o valor do produto vendido individualmente (sem desconto) aparece em caracteres bem menores, dificultando a comparação dos dois preços praticados e a compreensão do consumidor.

Em seus termos e condições de uso, a Facily se isenta de responsabilidade por eventuais problemas nos serviços prestados e não respeita o direito ao arrependimento, que prevê que o consumidor pode desistir da compra feita de forma remota dentro do prazo de sete dias e receber de volta o valor integral.

O Facily é um aplicativo para compras de produtos como hortifruti, bebidas, acessórios para celular, entre outros com entrega em todo o país; o consumidor compra em grupos para conseguir descontos.

Procon-SP