notícias & releases

Procon-SP constata ligeira alta nas taxas de juros de fevereiro

Pesquisa realizada mensalmente revela que taxa média do empréstimo pessoal foi de 8,05% ao mês, alta de 0,03 p.p.; duas instituições financeiras do varejo elevaram suas taxas .

Publicado em 12 de fevereiro de 2025

São Paulo, fevereiro de 2025 – Pesquisa mensal do Procon-SP aponta que a taxa média de juros para empréstimo pessoal nos principais bancos comerciais do país passou de 8,02% ao mês em janeiro para 8,05% em fevereiro.


O Banco do Brasil aumentou a sua taxa de 6,42% ao mês, para 6,50%,
uma alta de 0,08 p.p., representando uma variação positiva de 1,25%. A Caixa Econômica Federal também elevou a sua taxa de 5,99% ao mês, para 6,29%, significando um aumento de 0,30 p.p., uma variação positiva de 5,00%.

A única queda verificada, 0,18 p.p., foi no Bradesco: sua taxa passou de 8,95% a.m. para 8,77% a.m, representando uma variação negativa de -2,01%. Os demais bancos mantiveram suas taxas.

Cheque especial

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,96% ao mês. Apesar da taxa média deste mês ser a mesma desde fevereiro/21, a pesquisa constatou pelo arredondamento que o aumento do Banco do Brasil refletiu positivamente na taxa média deste mês (em janeiro/25 era de 7,955% a.m. e fevereiro/25 foi para 7,957% a.m.).

Veja o relatório aqui

https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/RTTXJUROS-02.2025.pdf

O levantamento é feito mensalmente nas instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. Neste mês, a coleta dos dados foi realizada no dia 04/02.

Especialistas do Procon-SP alertam para que o consumidor evite utilizar o limite do cheque especial, já que as taxas, mesmo com a limitação de cobrança de 8%, continuam muita elevadas. Caso necessite de um empréstimo avalie principalmente as taxas em função do prazo do contrato, que podem variar significativamente de uma modalidade para outra, bem como, entre as instituições financeiras.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP

imprensa@procon.sp.gov.br

Atenção: Este e-mail é exclusivo para o atendimento à imprensa. As reclamações devem ser registradas na área de cadastro específica, para que possam ser analisadas pelos especialistas e encaminhadas às empresas.

Instagram | YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads | BlueSky