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Procon-SP atualiza dados sobre o perfil dos consumidores que buscam auxílio na defesa dos seus direitos

Mais da metade de todos os consumidores já fez reclamações; mulheres entre 35 e 59 anos são as que mais buscam seus direitos; dados serão utilizados para atualizar os materiais de divulgação e orientação

Publicado em 31 de março de 2025

São Paulo, 31 março de 2024 – Encerrando as atividades do mês do consumidor, o Procon-SP realizou uma enquete para atualizar os dados de perfil dos consumidores que buscam o órgão para registrar uma reclamação. Com isso, a Fundação deve adequar seus materiais de divulgação e calibrar suas palestras e demais atividades, para oferecer um conteúdo cada vez mais customizado para a população.

Além disso, as informações servirão também para um melhor direcionamento da divulgação das atividades, pesquisas, palestras e outras ações, considerando um dos tópicos da consulta, realizada no site do Procon-SP entre 22/01 e 07/02: como o consumidor tomou conhecimento do Procon-SP.

40% de quem respondeu a enquete disse ter tido conhecimento da instituição através de informações veiculadas nos meios de comunicação, ao ler/assistir/ouvir entrevistas e matérias divulgadas em jornal, revista, rádio e televisão. Já por meio de buscas na internet e indicação de parentes e amigos, também foram citadas como forma de conhecer o Procon-SP (29,20% e 20,20%, respectivamente).

A enquete com perguntas sobre o perfil do consumidor – como conhece, usa e avalia os serviços do Procon-SP -, foi respondida por 1.322 pessoas que procuraram o site e postos de atendimento pessoal da Fundação.

Veja o relatório com os dados análises e comparações aqui.

https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/03/PesqCompPerfilCons2025.pdf

Avaliação dos serviços

Entre o total de participantes 59,61% (788 pessoas) disseram já ter feito reclamação no Procon-SP anteriormente e, destes, 76,4% afirmaram não ter tido dificuldade para registrar ou acompanhar a reclamação.

Apenas 22% afirmam conhecer as atividades de educação para o consumo desenvolvidas pelo Procon-SP (como palestras, pesquisas e materiais informativos). O dado revela a necessidade de melhorar a divulgação e o acesso a esta que é uma iniciativa relevante para que os consumidores ampliem seu conhecimento sobre os seus direitos.

O site da instituição foi bem avaliado pelos participantes da pesquisa; entre os 894 entrevistados que declararam visitar o site da instituição, a maior parte (87,14%) considera que a informação disponibilizada foi útil. Para mais de 80% o conteúdo é bom ou excelente; para mais de 72% o layout é bom ou excelente; e 77,96% declararam que foi fácil encontrar a informação que procuravam.

Por outro lado, da amostra total de entrevistados (1322 pessoas), portanto incluindo os que responderam ao questionário nos postos presenciais, 32,38% disseram nunca visitaram o site do Procon-SP e 31,62% declaram que raramente o fazem. O percentual é mais alto quando avaliados os dados dos postos de atendimento pessoal (Liberdade 60,36% e Delegacias 53,70%).

“Estas informações comprovam que, apesar do site do Procon-SP ser considerado pela maior parte dos seus usuários um instrumento com informações úteis, é necessário estimular os consumidores a buscarem esclarecimentos e orientações de forma preventiva.”, avalia Elaine da Cruz, diretora de Estudos e Pesquisas do Procon SP.

Perfil do Consumidor

Entre o total de participantes, 58,40% são do sexo feminino e a maioria (85,10%) declarou-se como mulher e homem cisgênero. 55,90% declararam ser da cor branca, seguido por parda (30,11%), preta (10,51%), amarela (2,95%) e indígena (0,53%).

Quanto à faixa etária, a maior parte se concentra na de 35 a 59 anos (48,11%); seguida pela de 18 a 34 anos (30,26%) e 60 mais (21,63%). Sobre a preferência de atendimento entre os consumidores dos postos presenciais e aqueles que utilizam a plataforma online, os resultados mostram que o público mais idoso (60 anos ou mais) é maior nos postos de atendimento presencial da sede do Procon-SP e nas Delegacias, quanto que os mais jovens utilizam mais o site.

Na escolaridade, verificou-se que há diferenças entre os canais de atendimento, enquanto no online a maioria do público que acessou a pesquisa tem curso superior (54,25%), nos atendimentos presenciais a maioria tem ensino médio completo (Liberdade 34,29% e Delegacias 44,44%).

A maioria tem faixa de renda familiar mensal até 2 salários mínimos, sendo que o público que respondeu à pesquisa online, tem o maior percentual de consumidores com maior poder aquisitivo, em comparação com os dos postos de atendimento pessoal.

Sobre a pesquisa

Esse é o segundo levantamento feito pelo Procon-SP para conhecer o perfil do consumidor que usa os serviços da instituição – o primeiro foi feito em 2006. Respondida por 1.322 pessoas que procuraram os postos de atendimento pessoal da Liberdade e dos Distritos Policiais 8º DP Belenzinho e 44º DP Guaianases (334 pessoas) e que acessaram o site da instituição (988 pessoas).

Os dados obtidos reforçam o que os especialistas que fazem atendimento de reclamações já observavam e que será levado em conta na produção das peças divulgadas no site e nas redes sociais, e nos materiais impressos disponibilizados nos postos de atendimento (como cartilhas, folders, pesquisas), os quais serão atualizados.

Além disso, com a retomada do atendimento presencial em sua sede, o Procon-SP deverá aumentar a quantidade de atividades como cursos e palestras presenciais, que são formatadas para atender a diversos grupos como crianças e adolescentes, ou idosos.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP
imprensa@procon.sp.gov.br
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