notícias & releases

Procon-SP aponta estabilidade na taxa de juros do empréstimo pessoal em fevereiro

Pesquisa realizada pela Fundação revela ligeira redução de 0,04 p.p. em relação ao mês anterior

Publicado em 17 de março de 2025
São Paulo março de 2025 – Pesquisa mensal do Procon-SP sobre as taxas de juros cobradas para empréstimo pessoal, apontou que a taxa média nos seis bancos pesquisados foi de 8,01% ao mês, o que representa uma ligeira queda de 0,04 p.p. em relação a janeiro. 
 
A Caixa Econômica Federal aumentou a sua taxa de 6,29% ao mês, para 6,60% – aumento de 0,31p.p., representando uma variação positiva de 4,93%.
 
Já o Bradesco diminuiu sua taxa de 8,77% a.m. para 8,25% a.m., o que significa uma redução de 0,52 p.p. – variação negativa de 5,92%.
 
Os demais bancos pesquisados mantiveram suas taxas. 
 
Cheque especial
 
A taxa média dos bancos pesquisados continua em 7,96% ao mês, sem alterações nas instituições consultadas. 
 
Importante ressaltar que o Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765 de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% (oito por cento) ao mês.
 
A pesquisa foi realizada em 06/03/2025 junto às seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.  
 
Orientações 
 
Antes de contratar qualquer modalidade de crédito o consumidor deve comparar não apenas as taxas de juros, mas o Custo Efetivo Total (CET), que engloba também todos os encargos cobrados, como seguro, impostos, taxas. É importante pesquisar o CET sempre usando o mesmo valor e prazo de financiamento. Nem sempre a instituição financeira que oferece a menor taxa de juros tem o custo mais barato.
 
Assessoria de Comunicação | Procon-SP