notícias & releases

PROCON-SP ALERTA SOBRE GOLPES

Sempre que tem conhecimento de publicações que fazem falsas promessas envolvendo o nome da instituição, o Procon-SP divulga alerta aos consumidores através de seus canais de comunicação e em suas páginas nas redes sociais.

Veja alguns exemplos de golpes já aplicados:

– mensagens via Whtasapp ou Telegram informando sobre devolução de valores (cashback) de cartões de crédito via cadastro em página do Procon-SP;

– vídeos adulterados com apresentadores de TV conhecidos se utilizando do nome do Procon-SP e Banco Central também prometendo devolução de valores de cartões de crédito;

– postagens em redes sociais afirmando que o Procon-SP obrigou que empresas cumpram determinadas ofertas;

– fornecedores contatados via e-mail ou SMS para que acessem links de reclamações e processos.

O Procon-SP não faz devolução de valores de qualquer tipo de empresa, não cobra por seus serviços e não solicita dados pessoais ou bancários via aplicativo de mensagens ou redes sociais. Não existe cashback escondido em compras/transações de cartões de crédito. O órgão de defesa do consumidor não obriga que empresas comercializem produtos por determinados preços.

Para fornecedores o Procon-SP envia e-mails informando sobre andamento de reclamações ou para a realização de interações, que são feitas pelo exclusivamente pelo site www.procon.sp.gov.br, não através de links.

Consumidores e fornecedores que recebam mensagens de whatsapp/telegram, e-mails, redes sociais ou quaisquer outras formas de comunicação com promessas ou ofertas envolvendo o nome do Procon-SP, a recomendação é desconfiar e não clicar nos links enviados.

Para qualquer tipo de informação sobre o órgão verifique nossos canais oficiais a fim de confirmar a veracidade da informação recebida.

O site oficial do Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br e as redes sociais são:

https://x.com/proconspoficial

https://www.facebook.com/proconsp/

https://www.instagram.com/proconsp/

https://www.youtube.com/c/TVProconSP