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Procon-SP abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por novas interrupções prolongadas no fornecimento de energia elétrica na Grande São Paulo

Estoques de perecíveis para as Festas podem agravar prejuízos dos consumidores; há um ano a empresa usa os mesmos argumentos de eventos climáticos extremos, sem medidas perceptíveis de prevenção

Publicado em 23 de dezembro de 2024

São Paulo, dezembro de 2024  – O Procon-SP notificou a Enel sobre a abertura de mais um procedimento de fiscalização, que é o primeiro passo para a adoção de novas sanções contra a empresa, pelas repetidas falhas no fornecimento de energia elétrica a consumidores da Capital e Região Metropolitana de São Paulo.

O Procon-SP avalia que além da prolongada falta de eletricidade já ser grave a qualquer tempo, a proximidade das festas de fim-de-ano pode representar um prejuízo ainda maior para os consumidores, já que dentre as compras tradicionais, carnes e outros perecíveis costumam ser adquiridos com antecedência e em quantidades maiores do que as habituais.

Outro fator que torna a questão mais relevante é o fato de estar se tornando recorrente, sem que medidas eficazes de atendimento, retomada dos serviços e, sobretudo, de prevenção, estejam sendo adotadas pela ENEL.

“Há um ano que a companhia diz que as causas dos apagões são eventos climáticos extremos; mas, eles continuam acontecendo e não se pode aceitar que “ventos fortes” continuem sendo usados como argumento para justificar a quantidade de clientes impactados e a demora no restabelecimento dos serviços”, afirma Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP. “Até quando os temporais serão uma surpresa para a Enel? E quanto tempo mais a empresa vai demorar para apresentar medidas eficazes de resposta a emergências e planos de resiliência às mudanças climáticas?”, completa.

Dentre as informações pedidas no novo procedimento de fiscalização aberto pelo Procon-SP, estão a demonstração efetiva dos investimentos que têm sido anunciados pela empresa, mas que não têm apresentado resultado.

Desde novembro de 2023 a ENEL já foi multada 3 vezes em mais de R$ 10 milhões em cada uma delas, e pelo mesmo motivo; há ainda outras investigações em curso que podem resultar em novas sanções.

“Além de sua atuação no âmbito do Código de Defesa do Consumidor, o Procon-SP é parte de uma ação impetrada pela Procuradoria Geral do Estado e pela Arsesp na Justiça contra a empresa e não descartamos estudar novas medidas que tragam mais urgência na resolução ou mitigação dos problemas enfrentados pelos consumidores paulistas atendidos pela Enel”, conclui Orsatti.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP
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