Procon se reúne com prefeitos

Publicado em 13 de fevereiro de 2019

O objetivo do encontro é reforçar a presença dos Procons no estado de São Paulo e aumentar a capilaridade da Fundação pra melhor atender o consumidor

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, reuniu-se na manhã dessa quarta-feira (13) com os prefeitos de Igarapava, Macatuba, Miguelópolis, Mineiros do Tietê, Promissão e Sabino. O objetivo é fortalecer a defesa do consumidor em todo o estado, promovendo mais convênios com os municípios e estreitando a parceria com aqueles já existentes.

Além dos prefeitos, estiveram presentes na reunião o diretor executivo da Fundação Procon-SP Fernando Capez, o chefe de gabinete Guilherme Farid, o diretor de relações institucionais João Silvestre Borro, os assessores Francisco Martucci, José Sílvio, José Eduardo e Juliana Barros e a supervisora Ana Paula Guedes. Também participaram do encontro diretores de Procons municipais.

Os prefeitos manifestaram interesse em aprofundar o convênio com a Fundação e também falaram da necessidade de maior apoio de unidades móveis.

O prefeito de Mineiros do Tietê afirmou a intenção de implantar o órgão de defesa do consumidor na cidade com o apoio da Fundação. E o prefeito de Sabino apresentou questionamentos sobre os funcionários que poderão atuar no órgão municipal.

O prefeito de Igarapava observou a importância da fiscalização e destacou a diferença entre o trabalho de orientação que deve ser feito com o pequeno empresário e o de fiscalização das grandes instituições. O prefeito de Miguelópolis destacou que, apesar de o município já contar com Procon, há necessidade de melhorar a divulgação para sua população.

O prefeito de Macatuba solicitou a ida do Procon móvel à cidade para melhorar a atuação e fortalecer a divulgação dos trabalhos em prol do consumidor. Já o prefeito de Promissão reforçou que a finalidade é representar a sociedade através do Procon e que para isso conta com o apoio da Fundação.

Fernando Capez ressaltou que a Fundação não irá interferir nas funções dos Procon municipais, mas que haverá uma ação suplementar, de apoio estrutural e de cooperação. Na ocasião, anunciou ainda a criação de um novo logo do Procon-SP que fortalecerá a marca na defesa dos direitos do consumidor e que poderá ser usada pelos órgãos municipais conveniados.

Em 14 dias o Procon-SP já visitou 16 municípios e trouxe prefeitos à sede da instituição. Novas visitas e reuniões já estão agendadas.

Veja aqui as fotos da reunião.

Fundação Procon-SP