notícias & releases

Primeira operação do Procon-SP Ambiental

Especialistas do Procon-SP, agentes da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente fecharam sete locais por venda de madeira ilegal e apreenderam 600 metros cúbicos do produto

Publicado em 13 de agosto de 2021

No primeiro dia de operação do Procon-SP Ambiental, que aconteceu hoje (13/8) na rua Gasômetro e nas regiões Leste e Sul da cidade de São Paulo, equipes que integram a força-tarefa apreenderam 600 metros cúbicos de madeira. Sete locais foram fechados e serão multados.

A iniciativa, lançada na última quarta-feira pelo Governo do Estado para combater a venda de madeira ilegal e incentivar práticas de consumo sustentável, irá realizar operações em todo o estado em comércios de venda de corte de madeira para verificar a procedência da matéria-prima. A força-tarefa é formada por especialistas do Procon-SP, agentes da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Os locais em que a Polícia Ambiental constatou que a madeira vendida era irregular, ou seja, vinha de desmatamento ilegal e clandestino, foram autuados pelos Procon-SP por prática abusiva. A madeira apreendida será destinada para finalidade pública, como escolas, hospitais etc.”, afirma Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP. “As operações acontecerão de forma rotineira e a população pode ajudar denunciando pontos que desrespeitam a lei”, avisa.

O Procon-SP disponibiliza um canal para denúncias.

A Polícia Ambiental também autuou os locais visitados hoje. O comandante da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Coronel Motooka explica que a fiscalização da madeira é feita em vários momentos – na extração, no corte, na comercialização, no transporte e no estoque. “Hoje, nessa primeira ação do Procon-SP Ambiental, verificamos se o estoque oferecido pelo estabelecimento e que está disponível para venda corresponde ao que está declarado no sistema e se a origem e o destino da madeira estão regularizados”.

Outras ações em defesa do meio ambiente

Além do combate à oferta de madeira ilegal, o Procon-SP Ambiental atuará promovendo práticas de consumo consciente e defesa do meio ambiente.

Fornecedores serão incentivados a expandir os pontos de coleta de resíduos sólidos no município de São Paulo e a criar ações para estimular os consumidores a fazerem o descarte adequado desses resíduos.

Para as empresas que assinarem termos de compromisso e executarem as metas na integralidade – como expansão de pontos de coleta de produtos, incentivos ambientais ao consumidor e planos de comunicação para divulgação de ações de conscientização ambiental – será concedido o selo de compromisso ambiental.

Serão oferecidos ainda cursos e oficinas sobre política ambiental e consumo sustentável pela equipe da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP. No site www.procon.sp.gov.br os interessados terão acesso a conteúdo sobre o tema.

Também serão firmadas parcerias com organizações não governamentais para fomentar ações de consumo sustentável.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui