notícias & releases

Preço de eletrodomésticos

Pesquisa do Procon-SP constata variação de até 79%

Publicado em 6 de novembro de 2017
Com a finalidade de oferecer uma referência de preço ao consumidor, a Fundação Procon-SP, órgão ligado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, fez um levantamento dos preços dos eletrodomésticos, nos dias 16 e 17 de outubro. A maior diferença encontrada foi de 79,14% no aspirador de pó da Philco PH1390 MAXX – 127v, o preço variou de R$ 139,00 (Leste) a R$ 249,00 (Oeste).
 
A coleta dos preços envolveu 117 produtos de diversas marcas e modelos: aspiradores de pó, batedeiras, climatizadores de ar, ferros de passar, fogões de piso, fornos microondas, lavadoras de roupas, liquidificadores, misturadores multiuso (mixers) e refrigeradores.
 
Ao todo, foram visitados sete estabelecimentos comerciais das principais redes do varejo, distribuídos pelas cinco regiões da cidade de São Paulo. O Extra Hipermercados, localizado na região central, foi o estabelecimento que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço: 51itens.
 
Confira a pesquisa completa aqui.
 
Especialistas do Procon-SP recomendam que, ao escolher um eletrodoméstico, o consumidor deve observar as dimensões do aparelho (altura, largura, profundidade etc.) e sua voltagem, essas características devem ser compatíveis com o espaço disponível para sua instalação e com a rede elétrica local. É importante também verificar se as funções e qualidades oferecidas pelo fabricante atendem as suas expectativas e necessidades.
 
Recomenda-se dar preferência aos produtos que economizam energia. Afixada nos eletrodomésticos há a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que traz informações sobre o desempenho dos produtos. A classificação vai de A (mais eficiente) a E (menos eficiente), dependendo do produto.
 
O consumidor deve guardar a nota ou cupom fiscal, o termo de garantia e o manual de instruções – documentos que podem ser necessários em caso de problemas ou dúvidas no funcionamento do produto.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação