notícias & releases

Postos de combustível

Procon autua 68% dos postos de combustíveis fiscalizados em Cabreúva e Itu

Publicado em 19 de janeiro de 2016

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, autuou 15 postos de combustíveis e lojas de conveniências de 22 visitados durante operação nas cidades de Cabreúva e Itu. Na operação, realizada entre os dias 11 e 15 de janeiro, as principais irregularidades encontradas foram produtos com validade vencida e falta de informação de preço.

Entre os produtos encontrados com validade vencida, além de alimentos nas lojas de conveniência, óleos lubrificantes, fluídos de freio e aditivos, também foram encontrados, que se utilizados podem ocasionar o mau funcionamento dos veículos, podendo causar graves acidentes.

Produtos automotivos vencidos causam riscos

O engenheiro mecânico e professor do departamento de engenharia mecânica do Instituto Mauá, Celso Argachoy, alerta aos motoristas sobre a importância de respeitar o prazo de validade dos produtos automotivos. Em especial, óleos lubrificantes, fluídos de freio e aditivos que após o vencimento passam a absorver a umidade e perdem suas características.

Segundo explica o professor o risco mais grave é do fluido de freio que é um produto higroscópico, ou seja, absorve umidade e se degrada, causa oxidação das peças e forma bolhas de ar. “Com a formação das bolhas, a resposta do freio fica comprometida e o acionamento do pedal não terá a mesma resposta. O motorista terá que aplicar mais força, prejudicando tanto o tempo de resposta quanto no espaço percorrido pelo veículo até a frenagem total”, alerta.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui