notícias & releases

Postos avançados de atendimento ao consumidor do Procon-SP são inaugurados em delegacias de polícia

O objetivo é ampliar o atendimento presencial ao consumidor

Publicado em 28 de março de 2022

Nesta segunda-feira (28/3) a Fundação Procon-SP em parceria com a Secretaria da Segurança Pública – SSP inaugurou mais dois Postos Avançados de Atendimento e Orientação ao Consumidor na cidade de São Paulo. Os novos postos estão localizados dentro do 101º Distrito Policial (Rua Carolina Michaelis, 370 – Jardim Imbuias) e do 27º DP (na Rua Demóstenes, 407 – Campo Belo).

Dentro de uma delegacia de polícia nós temos a experiência no 8º DP, já que o índice de conciliação alcançado nas demandas é de 100%”, assim o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, deu início a inauguração.

Durante seu discurso Capez lembrou que quando chegou a Fundação o objetivo inicial era a instituição estar perto da população, o que atualmente foi alcançado. “Qualquer um que for desrespeitado, do local onde se encontrar, é só pegar o celular e colocar no Google “Procon-SP” e terá a página aberta para fazer sua reclamação”.

De acordo com Capez, o Procon-SP está completamente digitalizado, tudo pode ser acompanhando online e, o processo de colocar o órgão próximo do consumidor vai continuar. “Somente no Estado de São Paulo nós abrimos mais 200 Procons municipais, vamos instalar em todos os Poupatempos os serviços de atendimento do Procon e nas delegacias de polícia também, com preferência naquelas localizadas na periferia”, finaliza.

O Diretor do DECAP – Departamento de Polícia Judiciária da Capital, Gaetano Vergine, enalteceu a ação entre as duas instituições, “nossa parceria é uma honra porque o Procon-SP presta um serviço de excelência e, essa parceria vem engrandecer a polícia civil”.

Sobre a parceria

Como o Procon-SP e a SSP possuem o consumidor como destinatário final, com essa parceria, diante de um conflito de consumo, ambos podem ser acionados a solucionar a questão, justificando a otimização e a conjunção de esforços. Ela permitirá ao Estado alcançar a eficiência tanto na solução de crimes que envolvam a relação de consumo, quanto na orientação e encaminhamento de reclamações que constituam crimes. A ação conjunta permitirá ainda o mapeamento dos reclamados e a identificação da atuação de organizações criminosas.

Primeiro posto

O primeiro Posto Avançado de Atendimento e Orientação ao Consumidor foi implantado em agosto de 2020 no 8º Distrito Policial do DECAP, localizado no bairro do Brás (Rua Sapucaia, 206), região estratégica com grande concentração de consumidores.

Para ser atendido em um desses postos o consumidor deve fazer agendamento prévio no site do Procon-SP.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui