notícias & releases

Pessoas 60+ são maioria do público presencial do Procon-SP

Levantamento entre consumidores reforça importância do atendimento presencial, agora oferecido na nova sede e em delegacias, na Capital e por meio de Procons Municipais conveniados, no interior e litoral

Publicado em 8 de abril de 2025

Um levantamento realizado pela Fundação Procon-SP entre os consumidores que registraram reclamações entre 22 de janeiro e 7 de fevereiro, reforçou a proposta de retomar o atendimento presencial em sua nova sede, inaugurada em março e de expandir a rede de atendimento em delegacias, na Capital.

Pouco mais da metade dos participantes da consulta (170 pessoas entre 334 respondentes, ou 50,9%) afirmaram ter mais de 60 anos e buscarem atendimento presencial (a enquete colheu opiniões por meio do site do Procon-SP e de formulários disponibilizados nos postos de atendimento presencial em sua nova sede, no bairro da Liberdade, e no 8º e 4º Distrito Policial (respectivamente Belenzinho e Guaianases).

Estes dois DPs foram escolhidos por serem os de maior procura – a Fundação conta com postos em outros seis distritos na Cidade, com planos de inaugurar mais três ainda este ano. Confira mais detalhes da pesquisa no link “Perfil do Consumidor que Procura o Procon-SP”.

No mesmo levantamento, entre 988 respondentes que participaram através do site do Procon-SP, somente 116 (11,7%) eram da faixa etária mais alta, enquanto 379 (38,3%) correspondem a internautas de 18 a 34 anos.

Entre as diferentes razões, a preferência de pessoas 60+ pelo atendimento presencial, podem estar algumas barreiras tecnológicas. Dos 141 consumidores que responderam nas unidades já terem registrado reclamações, 80 (56,7%) alegam dificuldade em fazê-lo ou acompanhá-lo no site institucional.

A dificuldade no acesso às tecnologias, aliás, foi identificada por outra consulta feita pelo Procon-SP entre os consumidores, em 2024, 51,1% responderam não ter adquirido bens ou serviços quando a empresa só atuava virtualmente, e 48,9% informaram ter dificuldade em manusear aplicativos pelo celular.

O Procon-SP está disponível para 100% dos moradores do estado de São Paulo por meio de sua plataforma digital e para mais de 95% através dos postos presenciais na Capital e de 378 Procons municipais conveniados.

Todos os serviços são oferecidos gratuitamente à população, que pode contar ainda com orientação, mediação com fornecedores nos casos mais complexos, além de ação fiscalizatória quando são identificadas práticas que causam danos coletivos ou quando há denúncias de consumidores.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP

Instagram YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads BlueSky