notícias & releases

Pesquisa taxa de juros

Taxa do cheque especial é a mais alta desde abril de 2017

Publicado em 12 de março de 2019
Pesquisa de taxa de juros da Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, constata que, nenhuma instituição financeira que faz parte do levantamento alterou a taxa de empréstimo pessoal. No cheque especial a taxa média vem aumentando gradativamente, atingindo em março 13,51% ao mês, a mais alta desde abril/17 (13,53%). Neste mês esta modalidade de crédito subiu 0,45% em relação a fevereiro. 
 
O levantamento, realizado em 7 de março, envolve os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
 
No Empréstimo Pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,28% a.m., a mesma constatada no mês anterior. Nenhum banco da amostra modificou a taxa de empréstimo pessoal
 
No Cheque Especial a taxa média foi de 13,51% a.m., um aumento de 0,45% em relação a fevereiro.
 
A única modificação na taxa de cheque especial foi promovida pelo Banco Safra, que alterou de 12,95% para 13,30% a.m., representando aumento de 2,70% em relação à taxa do mês anterior.
 
Especialistas do Procon-SP alertam que as taxas de juros do mercado financeiro continuam elevadas, principalmente a do cheque especial. A taxa anualizada dessa modalidade de crédito, tomando como base a coleta de março/19, ultrapassou 357%, logo, o consumidor deve ficar muito atento e evitar a utilização.
 
Veja aqui a pesquisa completa.