notícias & releases

Pesquisa de taxa de juros do Procon-SP

Levantamento constata que pelo terceiro mês consecutivo nenhuma instituição financeira alterou suas taxas de empréstimo pessoal e cheque especial

Publicado em 11 de dezembro de 2020

Pesquisa de taxa de juros realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, constatou que, em dezembro, a taxa média do empréstimo pessoal e a do cheque especial se mantiveram iguais a setembro, outubro e novembro.

O levantamento, realizado em 3 de dezembro, envolveu os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Empréstimo Pessoal: a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,08% a.m., igual à do mês anterior.

Cheque Especial: a taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,91% a.m., igual à do mês anterior.

Nenhuma instituição alterou as taxas de empréstimo pessoal e de cheque especial.

Importante ressaltar que, o Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% (oito por cento) ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06 de janeiro de 2020.

Especialistas do Procon-SP alertam que, apesar desta aparente estabilidade nas taxas de empréstimo pessoal e cheque especial, o consumidor deve tomar cuidado com os gastos de final de ano. É importante planejar o que fazer com o 13º salário, dando prioridade ao pagamento das dívidas pendentes e, se possível, reservar uma parte para as despesas do início do ano, como matrículas, materiais escolares, IPVA, entre outras.

Veja aqui a pesquisa completa.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui