notícias & releases

Pesquisa de taxa de juros

Taxas continuam em alta em março, revela pesquisa do Procon-SP

Publicado em 9 de março de 2016

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, envolveu as seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander. Foram coletadas taxas vigentes em 04 de março.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 13,02% a.m. superior à do mês anterior que foi de 12,79% a.m., representando uma alta de 0,23 ponto percentual.

As altas verificadas foram no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Safra.

Os demais bancos mantiveram sua taxa de cheque especial.

Na pesquisa, cinco instituições financeiras elevaram a taxa de cheque especial e uma elevou a de empréstimo pessoal.

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,48% a.m., superior à do mês anterior que foi de 6,41% a.m., representando uma alta de 0,07 ponto percentual.

A única alta verificada na taxa de empréstimo pessoal foi na Caixa Econômica Federal que alterou de 5,00% para 5,50% a.m., representando uma variação positiva de 10% em relação à taxa de fevereiro de 2016.

Os demais bancos mantiveram sua taxa de empréstimo pessoal.

Confira a pesquisa completa aqui.

O Procon-SP recomenda que o consumidor fuja dos juros do cheque especial e utilize o empréstimo pessoal só em caso de emergência ou para substituir uma dívida com juros maiores. Orienta também que sempre se informe sobre as diversas opções de crédito disponíveis no mercado financeiro, pois há algumas com melhores condições para aposentados e funcionários públicos, bem como, para os que têm restituição de imposto de renda a receber.


Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação​