notícias & releases

Pesquisa de taxa de juros

Levantamento feito em seis instituições financeiras revela que empréstimo pessoal teve alta de 2,16% e cheque especial não sofreu alteração

Publicado em 14 de dezembro de 2022

Pesquisa realizada pelo Procon-SP em 2 de dezembro aponta que a taxa média do empréstimo pessoal teve uma variação positiva de 2,16%; a taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,56% ao mês – acréscimo de 0,16 p.p. em relação à taxa média referente ao mês de novembro, que foi de 7,40%.

As mudanças foram promovidas pelas seguintes instituições: Banco Bradesco, que alterou sua taxa de 9,78% para 9,81% (um acréscimo de 0,03 p.p., representando uma variação positiva de 0,31%); pelo Banco Itaú, que mudou sua taxa de 9,53% para 9,73% (um acréscimo de 0,20 p.p., representando uma variação positiva de 2,10%); pelo Banco Safra, que alterou de 5,90% para 7,25% (um acréscimo de 1,35 p.p., representando uma variação positiva de 22,88%); e pela Caixa Econômica Federal, que reduziu sua taxa de 4,72% para 4,10% (uma redução de 0,62 p.p., representando uma variação negativa de 13,13%).

No cheque Especial não houve alteração, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,96% ao mês. Desde fevereiro do ano passado, a taxa média de cheque especial permanece a mesma.

Veja a pesquisa completa

https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/12/TXJUROS_DEZ_2022.pdf

O levantamento é realizado mensalmente pelo núcleo de pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor nos bancos Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Orientações ao consumidor

O consumidor deve tomar cuidado com os gastos de final de ano. É importante planejar o que fazer com o 13º salário, dando prioridade ao pagamento das dívidas pendentes e, se possível, reservar uma parte para as despesas do início do ano, como matrículas, materiais escolares, IPVA, entre outras.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui