notícias & releases

Pesquisa de Juros

Taxas de juros continuam a subir em maio, revela pesquisa do Procon-SP

Publicado em 13 de maio de 2015

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em 5 de maio, aponta que, das sete instituições financeiras que fazem parte da amostra, duas elevaram a taxa de cheque especial e três a taxa de empréstimo pessoal.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 11,00% a.m., superior à do mês anterior que foi de 10,90% a.m., representando um acréscimo de 0,10 ponto percentual.

A maior alta verificada foi no Banco do Brasil que alterou de 9,86% para 10,34% a.m., o que significa uma variação positiva de 4,87% em relação à taxa de abril. A outra alta foi encontrada no Santander que registrou variação positiva de 1,85% em relação ao mês anterior.

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,10% a.m., superior à do mês anterior que foi de 6,02% a.m., representando um acréscimo de 0,08 ponto percentual.

Nesta linha de crédito, a maior alta verificada foi promovida pela Caixa Econômica Federal, que elevou a taxa de 4,04% para 4,40% a.m., o que significa variação positiva de 8,91% em relação a abril. As outras altas constatadas foram no Banco do Brasil que registrou variação positiva de 1,94% e o Banco Itaú, 0,64%.

Os demais bancos mantiveram suas taxas.

Confira a pesquisa completa aqui.

O Procon-SP recomenda que o consumidor só faça a opção por contratar uma linha de crédito se houver real necessidade e, nesse caso, a comparação deve ser efetuada após comparação entre as diversas modalidades oferecidas no mercado financeiro, a fim de verificar qual a menos onerosa.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui