notícias & releases

<?php the_title( '

', '

' ); ?>

Em outubro, juros dos bancos atingem a maior alta desde setembro de 1995

Publicado em

Pesquisa da taxa de juros iniciada em janeiro de 1995 pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, revela que juros do cheque especial atingiu em outubro deste ano (12,28% a.m.) a sua maior marca desde setembro de 1995, quando a taxa média era de 12,58% ao mês.

Coleta realizada em 2 de outubro, aponta que, das sete instituições financeiras que fazem parte da amostra, cinco delas elevaram a taxa do cheque especial e uma do empréstimo pessoal.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 12,28% a.m., superior à do mês anterior que foi de 11,90% a.m., representando um acréscimo de 0,38 ponto percentual.

A maior alta verificada foi na Caixa Econômica Federal que alterou de 10,35% para 11,38% a.m., o que significa uma variação positiva de 9,95% em relação à taxa de setembro. As outras altas foram encontradas no Santander que registrou variação positiva de 4,21% em relação ao mês anterior, o Banco do Brasil, variação de 3,69%, o Itaú, variação de 2,58% e o Bradesco, variação de 2,41%. Os demais bancos mantiveram suas taxas.

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,27% a.m., superior à do mês anterior que foi de 6,26% a.m., representando um acréscimo de 0,01 ponto percentual.

Nesta linha de crédito, a única alteração foi promovida pelo Bradesco, que elevou a taxa de empréstimo pessoal de 6,57% para 6,61% a.m., o que significa um acréscimo de 0,04 ponto percentual, representando uma variação positiva de 0,61% em relação à taxa de setembro/15. Os demais bancos mantiveram suas taxas.

Os demais bancos mantiveram suas taxas.

Confira a pesquisa completa aqui.

Apesar de constituir-se em uma saída rápida para os problemas de finanças do consumidor, deve-se sempre ponderar muito bem o custo/benefício da utilização dessas modalidades de crédito. É importante ressaltar que os custos finais para o bolso do consumidor estão muito acima de qualquer rendimento, especialmente os do cheque especial, que tem uma das maiores taxas de juros do mercado.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui