notícias & releases

Pesquisa de brinquedos

Procon-SP encontra diferença de preço de até 190% na capital paulista

Publicado em 6 de outubro de 2020

Pesquisa de preços de brinquedos realizada pela Fundação Procon-SP, por meio do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, encontrou diferenças de até 190% para o mesmo produto. A Super Massa Frutas da Estrela foi encontrada em um estabelecimento por R$ 18,99 e, em outro, por R$ 55,00, diferença de R$ 36,01 em valor absoluto.

O levantamento foi efetuado nos dias 29 e 30 de setembro em cinco sites: Americanas, Carrefour, Extra, Magazine Luiza e Ri Happy. Foram comparados os preços de 70 itens de diferentes tipos e modelos de bonecas/bonecos, jogos e massas de modelar. Veja aqui a pesquisa completa.

Dicas para escolher um brinquedo na compra virtual:

– Faça uma criteriosa pesquisa de preços, levando em conta o custo do frete. O levantamento prévio é importante até na hora de negociar com o filho a possível troca do brinquedo por outro tipo de presente, mas sempre considere a idade, o interesse e a habilidade da criança;

– Verifique se o site apresenta informações adequadas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, origem, composição, preço e garantia;

– Pesquise se o produto é certificado pelo Inmetro, que indica se o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas;

– Avalie as formas de pagamento, sempre priorizando o pagamento à vista, evitando parcelamentos com juros, que futuramente podem pesar no orçamento;

– Antes de finalizar a compra, tenha certeza que o site é seguro e verifique a política de troca. Nas compras via internet, o consumidor tem o direito de se arrepender e cancelar a compra em até sete dias após a compra ou recebimento do produto;

– Verifique com atenção, antes de finalizar a compra, se seu endereço está correto, se o preço e as condições de pagamento foram os mesmos anunciados, prazo de entrega, dentre outros detalhes;

– Escolha sites que informam o CNPJ, endereço físico e telefone para contato.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui