Operação Volta às Aulas

Procon-SP fiscaliza comércio de material escolar

Publicado em 7 de fevereiro de 2024

O Procon-SP visitou 385 estabelecimentos que comercializam material escolar durante a Operação Volta às Aulas 2024, na Capital, Interior e Grande São Paulo. 146 na Capital e 239 no Interior e Região Metropolitana. Na Capital, 45 locais foram flagrados cometendo alguma infração; no Interior e Grande São Paulo 118.

As principais infrações observadas foram inadequação da informação de preço (falta clareza, ostensividade, precisão); falta de informação do preço à vista; inadequação da informação de prazo de validade ou validade vencida; produtos com informações em língua estrangeira; além de produtos sem certificação do INMETRO.

A operação, que aconteceu de 22 a 31 de janeiro na Capital e de 17 a 25 de janeiro no Interior e Grande São Paulo, foi realizada pelas equipes da diretoria de Fiscalização do Procon-SP e dos escritórios regionais do Procon-SP que ficam em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. As cidades visitadas foram: Araraquara, Assis, Batatais, Birigui, Boituva, Campinas, Catanduva, Itu, Jacareí, Jales, Jaú, Limeira, Mauá, Orlândia, Paraguaçu Paulista, Penápolis, Piedade, Porto Feliz, Santa Fé do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, Sertãozinho, Sorocaba, Votorantim.

Os locais que apresentavam irregularidades foram autuados e podem ser multados, respeitando-se o direito à ampla defesa; a aplicação da penalidade ocorre de acordo com as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC), Lei Federal 8.078/90.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP