notícias & releases

Operação Olhos de Lince

Fiscais do Procon-SP lacram bicos e tanque de combustível de posto em ação de fiscalização conjunta com Ipem-SP

Publicado em 26 de setembro de 2019

Na quarta-feira (25/9) o Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, participou da “Operação Olhos de Lince”, ação conjunta com o Ipem-SP – Instituto de Pesos e Medidas para fiscalizar postos de combustível na capital. Foram visitados seis estabelecimentos, cinco apresentaram irregularidades.

Equipes de fiscalização do Procon-SP verificaram a qualidade dos combustíveis e os produtos comercializados nas lojas de conveniências e dependências do estabelecimento. Foram visitados seis estabelecimentos e cinco foram autuados. As principais irregularidades encontradas foram relacionadas a inadequação da informação de preço (produtos sem preços, não exibe os preços de todos os combustíveis na entrada do posto, falta de ostensividade na informação de preços dos combustíveis, dois preços para o mesmo produto, precificação não voltada para o consumidor etc.)
 
Em um dos postos, os bicos e o tanque foram lacrados por apresentar combustível fora das especificações da ANP. Foi coletada amostra para análise laboratorial.
 
Os fiscais do Ipem verificaram as bombas no que diz respeito à fraude na volumetria.
 
Os estabelecimentos autuados responderão a processos administrativos, sendo assegurada a ampla defesa.
 
Veja a relação dos postos que apresentaram irregularidades pode ser consultada nesse endereço https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/files/olhos_de_lince.pdf
 
 
Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui