notícias & releases

Operação Olhos de Lince

Procon-SP participa de ação de combate às irregularidades em postos de combustíveis

Publicado em 8 de dezembro de 2020

Nesta segunda-feira (7/12) o Procon-SP participou da “Operação Olhos de Lince”, ação conjunta com o Ipem-SP – Instituto de Pesos e Medidas para fiscalizar postos de combustíveis na capital. A Operação contou com a presença do Secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa e equipes de fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Polícia Civil.

Fiscais do Procon-SP visitaram oito estabelecimentos e encontraram irregularidades em todos. As principais infrações encontradas foram na precificação (dois preços para o mesmo produto, informação incorreta de preço, não exibe os preços de todos os combustíveis à entrada do posto), produtos com validade vencida e a não informação do distribuidor na bomba.

Os estabelecimentos autuados responderão a processos administrativos, sendo assegurada a ampla defesa.

Ipem

Os fiscais do Ipem verificaram as bombas no que diz respeito à fraude na volumetria. Foram encontradas irregularidades em cinco dos oito postos visitados. Os representantes dos postos de combustíveis tem dez dias para apresentar defesa junto ao instituto.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui