notícias & releases

Operação Olhos de Lince

Fiscais do Procon-SP encontraram irregularidades em 80% dos postos de combustíveis fiscalizados na capital

Publicado em 12 de novembro de 2020

Nesta quinta-feira (12/11) o Procon-SP participou da “Operação Olhos de Lince”, ação conjunta com o Ipem-SP – Instituto de Pesos e Medidas para fiscalizar postos de combustível na capital. A Operação contou com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, e equipes de fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Polícia Civil.

Fiscais do Procon-SP visitaram dez estabelecimentos, oito apresentaram irregularidades. Os principais problemas encontrados foram relacionados a inadequação da informação de preço.

O Procon-SP verificou infrações ao Código de Defesa do Consumidor, tais como: ausência de informação de preço, produtos com prazo de validade vencido, publicidade enganosa (uso de elementos de comunicação de bandeira específica, mas sem autorização da marca), não apresentação das notas fiscais dos combustíveis comercializados e não informação do distribuidor na bomba.

Os estabelecimentos autuados responderão a processos administrativos, sendo assegurada a ampla defesa.

Ipem

Os fiscais do Ipem verificaram as bombas no que diz respeito à fraude na volumetria. No caso de irregularidades, o representante do posto de combustíveis tem dez dias para apresentar defesa junto ao instituto.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui