notícias & releases

Operação Natal na capital

Foram encontradas irregularidades em 90 estabelecimentos

Publicado em 21 de dezembro de 2016
            A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, realizou entre os dias 12 e 16 de dezembro a Operação Natal. De 267 estabelecimentos visitados na capital,  90 apresentaram irregularidades, cerca de 33% do total vistoriado. A maior parte dos casos esta relacionado a problemas na informação de preços das mercadorias. Que vão desde produtos sem preços, produtos com código referencial mas sem respectiva tabela de preços, precificação por meio de código ou unicamente por meio de código de barras, e até dois preços para o mesmo produto, entre outros problemas.
 
            A Operação Natal do Procon-SP visitou comércios de rua, shoppings e grandes redes varejistas e inspecionou uma série de obrigações legais do fornecedor, principalmente a disponibilização de exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta, exposição de todos os preços, produtos com rótulos e etiquetas em língua portuguesa, prazo de validade em dia e informação clara sobre formas de pagamento, trocas e fila preferencial.
 
            Confira a lista completa das empresas autuadas clicando aqui.
 
            No interior
 
            De 656 estabelecimentos visitados no interior e litoral foram autuados 197, cerca de 30% do total vistoriado. Foram fiscalizados estabelecimentos em 19 cidades localizadas nas áreas de atuação das regionais do Procon-SP em Bauru, Campinas, Santos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. A maior parte dos casos também esta relacionado a problemas na informação de preços das mercadorias. Confira a lista completa das empresas autuadas clicando aqui.
 

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção consumidor

A sua reclamação é sobre alguma dessas empresas?

COMGÁS
SAMSUNG
VIA VAREJO (Casas Bahia, Extra.com.br, Ponto Frio)
VIVO