notícias & releases

Operação “gambiarra”

Procon-SP e Enel se unem para acabar com “poluição” de fios nos postes da cidade de São Paulo e região metropolitana

Publicado em 16 de agosto de 2019
A Fundação Procon-SP e a Enel Distribuição São Paulo se reuniram nesta quinta-feira (15/8) para juntas encontrarem uma solução para acabar com a fiação irregular encontrada nos postes da cidade de São Paulo e em mais 23 municípios do entorno.
 
Segundo Max Xavier Lins, presidente da Enel são mais de 300 empresas de telecomunicações em situação irregular que utilizam os postes com fios e cabos dispostos de forma totalmente fora da regulamentação, das quais, só consegue identificar 100.
 
O Procon-SP solicitou que a Enel envie relação das empresas que possuem contrato para passagem desses fios; quais delas estão em descordo com os padrões estabelecidos contratualmente e normativamente em relação as normas e resoluções da ANEEL/ANATEL.
 
As empresas que estiverem fora das normas serão notificadas pela Fundação Procon-SP e terão um prazo para se adequarem. Aquelas que não o fizerem serão multadas e até poderão ser interditadas temporariamente, afirma o diretor executivo Fernando Capez. “Essa foi uma importante reunião para deliberar sobre como retirar esses fios que poluem a paisagem urbana da cidade de São Paulo, verdadeiras gambiarras, fios que se entrelaçam com risco de curto circuito em situação totalmente irregular”, conclui.
 
Assista aqui ao vídeo da reunião.
 
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui